terça-feira, setembro 02, 2008

SAÚDE PÚBLICA

DESCASO
O repórter Henrique Zanotto deu mais um show de reportagem, ao flagrar um momento de desrespeito ao ser humano e do erro chamado Samu. No sábado acompanhou o drama do pedreiro Reginaldo Santana, que trabalhava em uma construção na Alameda Rio Branco. Morando na obra e com fortes dores na costa precisava ser removido para um hospital. Um colega, aflito, até tentou colocá-lo em uma Variant, mas Reginaldo gritava de dor e não consegui mexer-se. Mas seu calvário estava só começando.

FALTA DE INTERESSE
O colega de obra (perdão, fugiu-me o nome dele), começou os telefonemas para o Samu. Foram mais de quatro e em todos a resposta era a mesma. Não iriam remover, pois consideravam que o caso não era grave. Mais telefonemas disparados para os Bombeiros e para a Central de Ambulância. Os dois indicavam o mesmo caminho. É com o Samu!

ALÔ CONSELHO DE MEDICINA!
Henrique Zanotto registrou estas conversas. Em uma delas o colega de obra de Reginaldo Santana ouviu do médico regulador, por telefone, a receita para o pobre do amigo. “Dá um antiinflamatório e um relaxante muscular, dos fortes”.Não conheço a lei do Conselho de Medicina, mas é possível médico receitar sem ver o paciente? É o fim da picada.

APOSENTADORIA
No final a Central de Ambulância levou Reginaldo, depois de cinco horas de espera, por interferência do repórter da Ric Record. No dia seguinte o diagnóstico. O pedreiro terá que procurar outra profissão, pois os problemas na sua coluna não permitem que ele faça trabalhos pesados.

OMISSOS
Isto aconteceu no sábado à tarde. O Samu é gerenciado pelo Governo do Estado (apesar da maior parte dos recursos serem federais, com alguma participação do município). Pergunta se tinha algum responsável para se pronunciar por esta situação? A coordenadora em Blumenau, Dra. Maria Beatriz, estava aproveitando o feriadão em Florianópolis.
NA BAGAGEM
Coitado do Reginaldo. A família dele mora em São Paulo e é para lá que ele vai voltar assim que tiver condição física. Com uma péssima imagem de nossa cidade.

ERRADO
Dentro dos padrões de teoria da saúde pública, o Samu pode ter sua razão de ser. Mas ele não funciona na prática, pelo menos em Blumenau. Melhorando a frase. Antes, quando os bombeiros atendiam, era melhor. Ponto. Ou seja, o Samu deveria prestar um serviço mais eficiente. E não é isso que acontece.

REALIDADES DISTINTAS
Outra do Zanotto, desta vez no blog dele. (http://clicozanotto.blogspot.com/). Ele escreve sobre as “duas Blumenaus” expostas pela manchete do Jornal de Santa Catarina do último dia 29. Aquela que fala que a cidade tem o número de médicos maior que o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Vale a leitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Neste caso, aqui. Não vale apelar para o Direitos Humanos. Neste caso, não vale, porque não rende publicidade. É só uma dor nas costas.