terça-feira, outubro 07, 2008

INSEGURANÇA

TERRA DE NINGUÉM
Hoje por volta das 4 horas da manhã a caixa do terminal urbano da Fonte foi assaltada por dois homens. Eles levaram o pouco que tinha - não mais que R$ 10,00 - e acabaram sendo presos em seguida. Mas o fato é que permanece a insegurança para funcionários e usuários e ninguém parece muito interessando em fazer algo. Recentemente duas pessoas foram baleadas no mesmo local e são muitas as reclamações, principalmente nos finais de tarde domingo. Nem o Consórcio Siga que agora administra os terminais, nem o Seterb e nem a Polícia Militar parecem estar preocupados com o problema.

PERGUNTA
Será que com o dinheiro que ganhou no último processo de licitação, o Consórcio Siga não tem condições de colocar câmeras de monitoramento ou aumentar o número de seguranças? Será que o Seterb, que passou a administração dos terminais para o consórcio, não tem condições de fazer uma cobrança mais efetiva?

24 comentários:

Anônimo disse...

Com a palavra o prefeito JPK.

Anônimo disse...

Com a palavra o Zé do Muro.
Mas fiquem tranqüilos. Está tudo uma maravilha em Blumenau.
Hoje em uma rádio ouvi um cidadão que ficou horas para ser atendido no Hospital Santo Antônio. Certamente o Zé do Muro vai dizer que é mais uma intriga da oposição.

Anônimo disse...

Ora, culpar já JPK pela violência é rídiculo. Esta situação em nosso município é extensão do que ocorre em nosso país a mais tempo. Aqui no sul, estavámos com uma certa regalia, mas devido a falta de uma política social dos governos anteriores e continuado pelo sr. Lula, estamos nesta situação. Onde está a política de escolas públicas com ensino decente e professores valorizados, que o sr. Lula tanto apregoou? Não vou me estender, pois nosso governo federal é simplesmente a extensão de Fernando Henrique, que tanto os petralhas criticavem e hoje a vivenciam em sua plenitude. Lamento que a falta de educação, tanto em casa como escolar, leve a boa parte da população a procurar a saúde sem critério algum, servindo isto, de noticiário baixo, como estes programas sensacionalistas. Os aspones do sr. Décio aproveitam estas situações para aqui criticar o que não sabem. Procurem ir a postos de saúde e conhecer um pouco as pessoas que lá procuram e verão, como afirmei acima, que boa parte não necessitam de atendimento, tirando o lugar de outros que precisam.Basta ver que de cada 10 exames solicitados ao SUS, 4 não vaõ buscar, ou seja 40%. O que dizer disto então?

Anônimo disse...

O que eu digo é Blumenau tem um índice de homicídio per capita maior que São Paulo.

E JPK deveria cobrar do Governador do Estado mais policiais. Blumenau tem um déficit de 80 PMs.

JPK é um bosta!

Anônimo disse...

Mas não é JPK quem irá deixar "Blumenau mais forte"?

Anônimo disse...

Pronto, os viúvos do décio acharam alguma coisa pra fazer até 2012. O problema de segurança pública não é de hoje, e tende a piorar a medida que a cidade cresce, e falando em termos gerais, não apenas de Blumenau. Cabe a população exigir segurança das autoridades, seja ela estadual, federal ou municipal. Não esqueçam que quem fornece o efetivo da PM não é a prefeitura. A prefeitura poderia sim, cobrar do consórcio SIGA instalação de câmeras. Agora, xingar o prefeito por falta de policiais é no mínimo... IGNORANTE.
Ficar de braços cruzados não adianta nada. E aos viúvos do Décio, aceitem, foram humilhados. E quando quiserem fazer críticas, façam as pessoas e órgãos corretos.

Anônimo disse...

Sou empresário, nossas empres faturam em torno de 400 mil mês, emprego 81 pessoas, tenho vários bons amigos no atual governo, apoeie inclusive com R$ vereadores do D25. No entanto vejo que a prefitura precisa buscar soluções para vários problemas inclusive da seguança.
Vejo diariamente meus func. reclamarem da saúde, falta remédio, consultas e exames. Não suporo o Décio mas o programa do JPK era mentiroro, mas foi minha opção de classe. Agora é hora de consertar as coisas.
Incompetencia fora. demita a Secretária, que fica mais tempo em su consultório do pue na Prefa,

Anônimo disse...

Meu deus essa negada gosta do decio e ama o lula, existem varios programas federais que não são usados no municipio relativos a segurança publica pois traria a palavra "governo federal", só nao adere quem não quer...

alem do mais problema de segurança é com o estado mas o municipio tem o dever de correr atras se não está bom!!!

agora não botem chifree em cabeça de cavalo!!

Anônimo disse...

É isso aí xnet. Falta comprometimento e vontade política. Como mora na Alameda, num prédio rodeado de seguranças em todos os lados de seu castelo, Joãozinho tá se lixando para quem paga os impostos e sustenta a cidade. O negócio dele são as negociatas com o obscuro governador saltitante, que a cada eleição muda de lado, jogando o PMDB como uma peteca, para servir aos seus próprios interesses. Agora, o que será que o governador tem a esconder para se aliar ao Bornhausen? E o o filhote da ditadura aqui, lucrou com isso e nós contribuintes temos que nos lascar mais 4 anos. PARABÉNS BURGUESADA,

Anônimo disse...

essas viúvas do décio tem algum desejo reprimido pelo bornhausen, só pode. Detalhe que em torno dos 85% dos homicídios em Blumenau são decorrentes de briga de vizinhos ou amigos. Por que acontece? Porque no Brasil é muito fácil comprar uma arma. Agora culpar o prefeito por isso é coisa no mínimo irracional.
Peçam ao Lula um programa de desarmamento eficiente.

Anônimo disse...

Já voltaram de Itajaí? Não aceitaram vocês lá? Ah, me esqueci, o PT tomou fumo lá também...

Anônimo disse...

Mas como tu é imbecil... estamos tratando de ASSALTOS a mão armada, roubos em postos de gasolina, e padarias. O problema é social como um todo. E como resolvemos os problemas sociais? Começando em casa, na nossa cidade, que é gerenciada por um incompetente de carteirinha. Falta polícia, falta segurança para eu, você e todos que pagamos o IPTU mais caro, um IPVA absurdo e por ai vai, passando pelo ICMS de 25% sobre a telefonia que o GOVERNADOR nos assalta. E vc os protege? Se liga, mané... eu pago, vc paga todos pagam, exigir mais segurança é nosso direito, mas você prefere abrir mão do seu direito pra defender esses vagabundos? Então vc também é.

Anônimo disse...

Engraçado, como o discurso muda, na época de DNL o culpado pela segurança pública era único e exclusivo o prefeito, agora estão dizendo que não é mais, que coisa né? Como pode... qto "baba ovo".

pauloheman disse...

Alexandre, essa é a grande crítica que se faz a privatização de setores essenciais ao público. No caso, à falta de controle efetivo por parte do poder municipal (Seterb) sobre as condições do transporte coletivo.

Quando uma empresa privada administra um desses serviços essenciais, a prestação de um serviço de qualidade passa a estar em segundo plano. Não que, sendo público, esteja em primeiro. Mas, não fica atrás da obtenção do lucro.

O Consórcio Siga não coloca câmeras de vigilância porque não perde o seu dinheiro com a violência. O trabalhador não pode deixar de frequentar os terminais porque são inseguros. Então, não vai investir em algo que não trará lucro.

Enquanto isso, o trabalhador, que sustenta tanto a prefeitura, quanto o Seterb e o próprio Consórcio Siga (através dos incentivos da prefeitura e do pagamento da passagem) tem um serviço porco, mal prestado, é mal tratado, e está sujeito a tantas mazelas, noticiadas diariamente na imprensa.

Jefferson.L disse...

aff...

Jefferson.L disse...

Vai ter que passar uns 2 meses para essa cambada parar com essa de "não votaram no jpk? cobrem agora"... vão ficar batendo nesta tecla até se esgotarem, o fato é que o seguinte, aos petistas ENJOADADOS, a verdade que o prefeito atual é SEU prefeito também, entào vá cobrar dele e não fiquem aqui enjoando o blog, a verdade é que precisa ser melhorado, e Alexandre, quem melhor que você pra cobrar a prefeitura, o siga, que a ric record faça reportagem, que continue ajudando Blumenau como sempre fez, a ric é a voz da necessidade ... Querem ajudar? cobrem as secretárias e não fiquem aqui jogando pedra, as eleições acabaram .. :P

Anônimo disse...

Nossa, como estão mordidos os filhotes da ditadura agora que a pressão começa a aparecer...

Anônimo disse...

Realmente os prefeitos do PT fazem muita coisa pela segurança pública. Vejam os índices de violência em Itajaí. O Morastoni esta de parabéns. Então petistas pensem antes de falar, a realidade esta do nosso lado.

Temos que parar de ser partidários e defender quem ganhou ou quem perdeu. A violência é consequência de uma sociedade desequilibrada. Precisamos que todos os governos (federal, estadual e municipal) unam-se para amenizar a situação. O sistema carcerário esta falido, a educação anda de mal a pior. Isso não culpa nem do governo Lula e nem do FHC.

Vejam a história de colonização de nosso país. As riquezas exploradas, o povo brasileiro sempre marginalizado.

Ao invés de ficarmos neste blog discutindo sobre DL e JPK deveríamos discutir sobre idéias que possam resolver o problema. Porque esse já existe e todo mundo conhece, precisamos é de uma solução. Coisa que o povo brasileiro empurra para o governo porque é mais fácil reclamar do que tentar trabalhar.

Anônimo disse...

É, Carol, nem Itajaí nem aqui. Mas porque? Será por causa do GOVERNADOR? Pensa um pouco, Carol, quem o Governador apoiou aqui e terás uma perspectiva BEM ANIMADORA sobre segurança em BLUMENAU. Conseguiu entender ou tenho que explicar novamente?

Anônimo disse...

Violencia existe em todo o mundo, sem exceção. Então, independente de governo quem está pecando e muito é a justiça que é lenta e cega.

Anônimo disse...

A maioria dos assaltos são praticados por jovens viciados em drogas, apesar das campanhas na TV.
Eles se enfiaram nessa porcaria, e como muitos não tem dinheiro e nem se interessam em trabalhar, assaltam para sustentar o vício.
O dia em que o cacetete comer no lombo dessa malacada de usuários, aí sim, vai melhorar.
Adianta cair de pau nos traficantes e deixar os usuários tranquilos?
Cadeia e pau nos dois lados!

Anônimo disse...

Só pra constar!

Passei pelo ambulatório da Velha hoje pela manhã, e as filas voltaram para a frente do prédio, e sem contar que estava enorme!

O candidato está eleito, então não precisa mais esconder nada!

Anônimo disse...

è mas os burros de sempre ainda acham q a gente está errado! Quanta enganação, quanta falsidade... enquanto isso vamos de gaita e Rufinus

Anônimo disse...

Caro Anônimo que me respondeu. Você compreendeu o que eu escrevi? Ler é fácil, o difícil é a compreender.

Em nenhum momento disse que existia violência apenas em Itajaí. Coloquei apenas um exemplo para as pessoas que neste blog, que estão colocando a culpa de assaltos no prefeito atual (porque o PT perdeu a eleição), reflitam sobre suas críticas sem fundamentos.

Não vim até este tópico criticar os governos e nem os partidos, quem apoiou quem, quem é da aliança de quem. O imposto que eu pago vai para o mesmo lugar, não importa quem esteja no poder. Por isso eu digo novamente, como cidadãos brasileiros deveríamos cobrar algo melhor para nós. Não importa qual o partido que esteja governado.

Você também pode pensar em quem o Lula apoiou aqui. Como você mesmo disse, violência esta em todos os lugares. Será que o governo federal não deveria tomar uma ação também? Mais uma coisa, quando o prefeito de Itajaí foi eleito na cidade, em 2004, o atual governador apoiou a candidatura do mesmo. Se quiser, segue a fonte: http://www.bonde.com.br/eleicoes/mun2004/1turno/apuracao/SC/81612.htm