sábado, outubro 04, 2008

ÚLTIMA PESQUISA

MAPA
A pesquisa do Mapa, divulgada hoje pelo Jornal de Santa Catarina, confirma a tendência dos levantamentos anteriores, do próprio instituto e também da Brasmarket. A fatura em Blumenau tem tudo para terminar ainda no começo da noite de domingo.

OS NÚMEROS
Na pesquisa estimulada, João Paulo tem 50,4% enquanto Décio Lima tem 29,1%. 9,6% disseram que estão indecisos e 6,6% anunciam que votarão em Ivan Naatz. Votos brancos e nulos são 3,6%. José Ouriques e Dari Diehl ficaram com 0,4% cada. Contabilizando apenas os votos válidos, excluindo os percentuais de branco, nulos e indecisos a vantagem de João Paulo é maior, 58,1% contra 33,5%.

PARECIDOS
Feita uma semana depois que a da Brasmarket, o Mapa mostra o mesmo que o instituto contratado pela Ric Record, mas com diferença um pouco menor. Tem que ficar claro que são dados científicos, a partir de uma amostragem estatística. Indicam uma tendência, mas a verdade absoluta só quando as urnas começarem a apresentar os resultados.

13 comentários:

Rafael Roberto disse...

Minha opinião é que a pesquisa Mapa seja idônea. Mais uma vez BEM diferente da Brasmarket.
A Brasmarket acho que dificilmente fará pesquisas novamente para Blumenau, e a RIC/Record que vem crescendo em audiência, pegou muito mal a "encomenda" para um instituto que tem problemas na justiça em vários lugares.

Dificilmente terá segundo turno, embora a pesquisa mostra margens de que ainda tenha essa possibidade.

A pesquisa mostrou uma idéia que eu tinha, que o JPK estava muito próximo de levar no 1º turno, mas não sobrando tanto como indicava a Brasmarket.
Tem 50,4%.
Nos votos válidos eles tiraram os indecisos, considerando válidos somente os que já tem candidato. Mas indeciso não quer dizer que vá votar branco ou nulo.
Se os demais candidatos que não JPK, absorverem a grande parte dos indecisos e contar aí com um erro dentro da margem nos números de JPK para menos, poderá ter segundo turno. Mas é fato que seja pouco provável.

Outra coisa, a Brasmarket sempre mostrou o DNL disparado em rejeição, só que a Mapa mostrou sempre o Ouriques, que é o obvio.
Brasmarket e RIC/Record saem com suas imagens MUITO desgastadas.
E lembrando que os programas do JPK se utilizaram muito dos falsos números da Brasmarket, podem ter conseguido muitos votos dos cabeças vazias que votam em quem vai ganhar. RIC/Record e Brasmarket prejudicaram o processo eleitoral, na minha modesta opinião.

Anônimo disse...

Na sua modesta opinião, petista!
Agora, se o JPK ganhar, vai ser só pq a pesquisa da Brasmarket influenciou os indecisos a votar em quem estava em primeiro...

Faça-me o favor!!!

Rafael Roberto disse...

Caio Silva.

Não sou petista, sou eleitor do Ivan Naatz.

Mas você parece ser tão fanático pelo JPK quanto os petistas são pelo seu partido.

Comente sobre o conteúdo do blog, e não sobre a opinião dos outros leitores.

Mas respeitar a democracia não é assim o "forte" dos filhotes de ditadura.

Anônimo disse...

Voto no Ivan Naatz

43 neles!

:)

Blumenau com mais de 200 mil eleitores, nao da pra ter uma base entrevistando 800 e poucas pessoas..

é amanhã!!!

\o/

Anônimo disse...

A derrota do DL veio com suas promessas fantasiosas, seu envolvimento com a Agrenco e sua desastrosa campanha!!! Se pesquisa influenciasse, a primeira MAPA mostrava vantagem, e ele nao tirou proveito disto!!!

Parabens pelo Blog Alexandre - Imparcial e direto!

Anônimo disse...

Os dados são consolidados. Dificilmente haverá mudança no resultado.

Porém, Décio Lima ganhará bom parte deste eleitores que se consideram indecisos.

Na realidade, são pessoas que não tem coragem de dizer que vão votar no PT.

Somados aos últimos esforços de militância, que sempre acontecem, Décio Lima terá mais ou menos 35% dos votos.

O resultado será algo do gênero:

JPK: 51%
Décio Lima% 36%
Ivan Naatz: 8%
Outros: 1%
Brancos/ Nulos: 4%

E definição no 1o turno.

Cabe destacar, que na pesuisa mapa antes do pleito de 2004, o instituto cravou edson adriano com 22% dos votos, e 10% dos eleitores não sabiam em quem votar.

Ao final, Edson Adriano terminou com quase 28% dos votos.

Isso explica minha teoria que boa parte dos indecisos vai no candidato do PT.

Mas também cabe destacar que o tal do Instituto Brasmarket não tem nenhuma credibilidade. A diferença entre a pesquisa Brasmarket e Mapa é de quase 15%.

Ou seja, ou Décio Lima fez uma última semana perfeita, tirando 15% de vantagem sobre JPK, ou a pesquisa Brasmarket é furada.

Fico com a segunda opção. Espero que a RIC/ Record aprenda a lição e não contrate institutos de credibilidade duvidosa.

Na minha opinião, as divulgações destas pesquisas Brasmarket tiveram papel decisivo na definição deste pleito, pela percepção das pessoas.

Anônimo disse...

Cada entre nós, Alexandre. Mapa e Brasmarket não tem nada de parecido. Um tem credibilidade, o outro não.

Anônimo disse...

DESAFIO!!!

Vc vai ter coragem de postar esse vídeo, mostrando as escutas de Décio e o Chico da Agrenco? Ou vai fechar os olhos para a gatunagem (como diria o Latinha) do teu candidato?

http://www.youtube.com/watch?v=HZmFqAMCtaM

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Alexandre. Alguns te criticam por apoiar JPK, o que demonstra incapacidade de percepção da realidade. Você demonstra até mesmo certa isenção, o que é difícil, é claro, para qualquer um, afinal de contas as pessoas têm opinião.
Que vença o melhor amanhã.

Anônimo disse...

Alexandre, um conselho e à direção da RIC/Record: a Brasmarket deveria ser banida dos planos da emissora em contratá-la para as pesquisas das próximas eleições ou outro procedimento. As opiniões estão bem claras quanto à credibilidade da citada empresa

Anônimo disse...

Esses militantes petistas não têm jeito mesmo. Que caras de pau. Querem questionar esse ou aquele instituto de pesquisa, mas esquecem da vergonheira que foi a última eleição e a participação do IPAC, empresa dos dirigentes petistas da cidade, na tentativa de ludibriar o eleitorado blumenauense às vésperas das eleições.

diegoodorizzi disse...

Pronto, compraram o Instituto Mapa também. Mordeu a língua quem insinuava serem fantasiosos os números do Intituto Brasmarket. Levando em consideração que sempre há alguns % de diferença entre uma pesquisa e outra, mesmo sendo do mesmo instituto, utilizando-se dos 3.5% de margem de erro para mais ou para menos, obtem-se os mesmos resultados em ambas as pesquisas.
Ficou bem claro, o povo de Blumenau acordou, e seja no 1o ou 2o turno, o décio terá que procurar uma nova cidade para destruir / limpar. Ouviremos o nome dele novamente somente na próxima eleição, como sempre. Aparece aqui quando precisa.
Enquanto houver pessoas que se sujeitam a isso, também estaremos sujeitos a isso.
E que chegue logo amanha, e viva a grande festa da democracia.

Anônimo disse...

Diego Odorizzi

Você é um completo imbecil!!!

Tu é da gráfica que superfatura para a Prefa? Aquela que doou milhares de impressos para o JPK?