quinta-feira, outubro 02, 2008

ÚLTIMOS PROGRAMAS

RODEANDO 1
São muitas e apaixonadas as opiniões sobre o papel da propaganda eleitoral nos meios eletrônicos, principalmente na televisão, na definição do voto do eleitor. Não existe levantamento em Blumenau da audiência que o horário eleitoral tem, mas estima-se que é pequena. As inserções de 30 segundos, exibidas em meio à programação normal das emissoras, são as que tem maior repercussão. Mas até que ponto elas influenciam na decisão das pessoas?

RODEANDO 2
Tenho duas opiniões sobre o espaço reservado a propaganda na TV, tanto nas inserções quanto no horário obrigatório. Sozinha ela não faz milagre. É importante, muito importante. Mas só anda se estiver de mãos dadas com vários outros segmentos de uma campanha, como a mobilização, agenda, finanças, estrutura, apoios políticos, boas propostas, um bom candidato e mais algumas coisas que me fogem agora.

RODEANDO 3
A segunda situação que quero dizer é que o programa de televisão tem o poder de determinar a agenda da campanha e as discussões políticas. As rodas de conversa giram em torno do que saiu na TV! Ele serve de termômetro para analisarmos em que pé está cada candidatura.

DIRETO
Esse papo todo acima foi para relativizar o que vou dizer aqui, que é o seguinte: o último dia dos programas de tv, foi, no entender deste blogueiro, como a média destes 44 dias de propaganda. Uma nítida superioridade para o material que foi exibido pela Coligação Faz Blumenau Mais Forte ao longo deste período.

EMOCIONANDO
Na despedida, o marqueteiro Chico Malfitani e companhia deram um banho, exibindo um programa de extrema qualidade e emoção, buscando de todas as formas “humanizar” o administrador João Paulo. Na minha avaliação, conseguiram. Produziram dois clipes de extrema qualidade, um onde JPK relembra o pai e outro com a música “Sangrando”, de Gonzaguinha. Buscando tocar os corações daqueles que ainda estão indecisos e emocionar ainda mais os que já estão garantidos.

EM FAMÍLIA
Assim como João Paulo, Ivan Naatz fechou o programa com a família. Lembrou as promessas não cumpridas pelos adversários e se colocou como aquele que pode fazer o que os outros não fizeram. Mostrou, como nos demais programas, um material bem produzido e com uma estratégia bem elaborada, de apresentar propostas concretas e colocar-se como alternativa aos que já estão aí. Foi um campanha “feijão com arroz” boa. Resta saber se o eleitor perceberá assim também.

FICOU DEVENDO
No último programa da Coligação Blumenau de Todos os ataques dos últimos dias foram deixados de lado, para exibir uma entrevista com Décio Lima, ao lado da esposa Ana Paula, com a condução da Cinthia Canziane. Uma conversa que procurou no discurso do candidato e no da conhecida apresentadora buscar os votos que ainda restam. O único clipe exibido foi um “remake” do de Luiz Vicentini, enxertado com novas imagens gravadas em estúdio. Faltou novidade, algo que apelasse para o sentimento e o imaginário da população.

RESUMO
Para sair do muro. O último programa de JPK foi uma síntese dos 45 dias de propaganda. Muito superior. Em qualidade técnica, emoção e principalmente, estratégia. Que me perdoem os amigos que tenho na campanha petista.

32 comentários:

Anônimo disse...

é a capa do produto foi boa mas a mercadoria não presta!

Dia 5 vamos descobrir o que o povo acha!!

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com vc, Alexandre. JPK muito superior! DL com a Cintia um desastre total!!

Anônimo disse...

Sem dúvida que o João Paulo teve o melhor programa durante a campanha. O problema é que agora muita gente deixou de puxar o saco do PT como esse Alexandre porque sabe que nao vai mais ter o carguinho na prefa.
nem la em Itajai vai dar mais.
pra voces só daqui a 4 anos.

Anônimo disse...

Gostei muito do últmo programa, em especial o Décio Lima que ficou muito bom, mostrou a realidade da campanha petista, já o JPK com a quela cara de mentiroso que ele tem, se fazendo de inocente, bom vamos esperar dia 05...

Abraços a todos

Anônimo disse...

Xiiii... Falou que a campanha do JPK melhor? Alexandre também foi comprado! Hahahahahahaha.
Logo logo alguém vem questionar a credibilidade do Alexandre e blá blá blá.
Com estrelas no lugar dos olhos fica difícil ver mesmo.
Tudo e todos que fala algo contra o ideal dos incitados zumbis, não é de boa índole ou não tem credibilidade.
Encarem, acabou. Seja no dia 5 ou 25. A cara dos candidatos diz tudo... Interessante é alguém que não considera as pesquisas Brasmarket corretas, se preocupar tanto com elas e se deixar abater de tal forma.

Anônimo disse...

Sem dúvida a propaganda do JPK foi melhor e tinha que ser já que o produto é ruim. Convenhamos ele foi um mau prefeito e seu mau desempenho foi atenuado pelo apoio dos empresários, acho que o Stodieck se credenciou como administrador público, pel força do governador (será que passadas as eleições a grana continuará vindo?), pelas obras federais, pelo apoio da mídia e, finalmente, pela esperteza do Jorge Bornhausen que montou um escritório em São Paulo de onde define os rumos da política e de salvação do seu projeto de poder. Estão fazendo do JPK um mito, só que ele tem os pés de barro. Podem escrever, caso ele ganhe, neste blog leremos confissões de arrependimento.

Anônimo disse...

Concordo Capita

Anônimo disse...

O Gonzaguinha como petista histórico deve ter se revirado no túmulo !!!

Anônimo disse...

O programa de ontem foi a tônica da campanha.

A do JPK foi muito bem feita. Conseguiram até tirar algum sentimento do taciturno João Paulo. Gosto muito (do cenário) quando ele fala, na frente de uma bandeira do brasil desfocada, com uma música que dá um tom grave ao fundo. Creio que deve ser usado no futuro por outras candidaturas do Democratas.

Os jingles de JPK também foram todos bons. Teve ainda ontem um versão de All My Life, dos Beatles, além do Gonzaguinha.

Já a campanha de Décio Lima tem o jingle principal bom, mas poderiam ter trazido aquele "a cidade parece pequena, se comparada com o país..." para relembrar a campanha vitoriosa de 96. Relembrar os bons tempos.

Também não gostei do programa de ontem, e no geral a campanha na TV de Décio Lima foi regular/fraca. Não explorou todo o carisma que Décio, inegavelmente, tem. A linda Cintia Canziani também foi mal aproveitada. Deveriam ter feito mais externas, aproveitando seu carisma junto à população.

O feijão com arroz de Ivan Naatz me agradou, considerando os recursos muito menores que ele dispõe, nota 10 para a campanha da TV.

Anônimo disse...

Muito fraca a campanha eleitoral em todos os sentidos. Manda enterrar a equipe de imprensa e mídia do Décio. Acabaram com ele.

Anônimo disse...

que vergonha estas denuncias contra o presidio de blumenau heim....olhem como esta a segurança da cidade forte do João Paulo......................

Isto é DEM E PMDB

Anônimo disse...

ALEXANDRE: concordo plenamente com tua opinião sobre os programas de TV. Acompanhei também alguns programas de RÁDIO e acho que a diferença de qualidade era ainda mais flagrante. Enquanto os programas de JPK eram sempre inéditos, alegres e criativos, os de Décio eram uma repetição do meterial exibido na TV. Em Blumenau muita gente ainda acompanha rádio e são mais de 10 emissoras transmitindo. Enfim, o horário eleitoral do DEM foi muito melhor explorado que o do PT e ajudou a decidir as eleições.

Anônimo disse...

ADRIANA,

segurança é de responsabilidade do estado, e não da prefeitura. O máximo que podem fazer é pressão, mas em TODO o brasil está assim. Na verdade Santa catarina ainda está acima da média.

Este é o problema do eleitor, acha que tudo é culpa do prefeito ou do presidente ... não sabe diferenciar o que é responsabilidade de cada área!

Anônimo disse...

Além dos programas de RÁDIO do JPK serem melhores que os de Décio, os programas do Naatz foram muito bons. Apesar do Naatz ser muito diferente daquele que apareceu nos programas, acho que a produção se superou. Está de parabéns, na TV e no RÁDIO também.

Anônimo disse...

Editorial enroladinho aquele da Ric Record ontem, ein? Porque não deu o nome do Décio Lima, dizendo que é ele quem está atacando a TV?

Anônimo disse...

concordo sobre os programas de rádio analisados aqui.

Anônimo disse...

Acho que a Adriana sabe muito bem que fuga em presídio é de competência do estado e não do município.

Anônimo disse...

Décio quis passar uma imagem de bom (sic!)administrador. Onde? O PT fez uma escolha infeliz, ou o Décio é ficha limpa? A Associação Brasileira de Magistrados o incluiu como "ficha suja". Com a palavra o PT. Dirão: os magistrados são da burguesia.

Anônimo disse...

Anonimo deve ser Juiz pois já julgou sem estar julgado!

Mané nem julgado foi até onde sei a constituição diz que é inocente até que se seja julgado!

Anônimo disse...

Desculpe, mas o programa de rádiodo PT era melhor. Aquela historinha dos manézinhos de Floripa, ficou bizarra. PelamordeDeus! Que mau gosto. Se era pra dizer que o bunda-mole do JPK era de Floripa, ficou de péssimo gosto. Eu desligava o rádio sempre que estravam os dois. E a Rose sempre forçando na entonação, pareciam querer enfiar goela abaixo. Horrível.

Anônimo disse...

Vcs ficam endeusando o Joãopaulinho, como se o cara tivese criado Blumenau em 4 anos! Por favor... tudo bem que o PT pisou na bola, mas fica puxando o saco deste engomadinho, é passar dos limites do surreal. Creio em surpresa no domingo. E mais, a Rebs vai botar o cara com 90 por cento na pesquisinha furada deles tbm. E vou votar no DECIO SIM e ponto final. Ele é melhor em todos os aspectos, alem de ser VERDADEIRO e não um fantoche do BORNHAUSEN

Anônimo disse...

Décio VERDADEIRO?

Em que mundo você vive?

O cara tem um casamento de fachada, só não termina pq os dois fazem o casalzinho 1000 da política PT, todo mundo sabe que tanto o Décio quanto a Ana Paula tem rolos fora do casamento.

Porque as contas da Prefeitura em 2004 não foram aprovadas? Décio tem um processo nas costas devido a isso....

É facil sair dizendo que o Décio fez isso e aquilo, mais ninguém lembra que quando o JP entrou na Prefa tinha dívida pra tudo que é lado, JP paga as dívidas desse calhorda até hoje... e mesmo assim a cidade se desenvolveu na medida que podia...

Não estou puxando saco do JP, agora vim dizer que o Décio é o senhor da verdade? Faça me o favor!

Anônimo disse...

pergunta pro ISSBLU desde quando o Joao Paulo não paga eles!!!!!

Anônimo disse...

Bem é obvio que você vai me dizer que é a 4 anos neh, Décio Lima 13... "É a força do ROUBO!"

Anônimo disse...

mas é muito otario mesmo!!! alguem explica pra essa Anta o que é a lei de responsabilidade fiscal....acha mesmo que se as contas não tivessem sido aprovadas ele poderia concorrer nessas eleições?

Anônimo disse...

não seu bunda mole, se diz tão informado e não sabe que é a 3,5 anos!!!! Seu asno!!!!

Anônimo disse...

João Paulo Kleinubing, é Blumenau no bolso de novo!!!!!

Anônimo disse...

É bunda mole, então diz pros teus amigos velhinhos que fazem a propaganda na TV, dizendo que a 4 anos não conseguem atendimento de saúde, que eles ficaram 6 meses na fila do posto com o Décio também...

Sobre essa tal lei de responsabilidade fiscal dá uma lidinha no texto abaixo...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou o ex-prefeito Décio Lima (PT), atual deputado federal, a pagar sete multas, que juntas somam R$ 9 mil, por irregularidades apuradas na prestação de contas do Município em 2004. A decisão do tribunal, foi publicada no Diário Oficial do TCE dia 21/05/2008.
Entre as irregularidades apontadas estão a divergência de quase R$ 3 milhões entre a variação do saldo patrimonial financeiro e o resultado da execução orçamentária, a diferença de mais de R$ 5 milhões entre as transferências concedidas e recebidas em 2004 e a divergência de aproximadamente R$ 500 mil entre a prestação de contas de 2003 e 2004.

Depois eu que sou burro... Não adianta ficar discutindo com fanáticos, vou me resumir ao meu trabalho que ganho mais, e esperar dia 5...

Anônimo disse...

Complementando...

Bem típico de PEtista fanática, baixar o nível...

Anônimo disse...

Sabe qual a diferença das duas campanhas? Uma é feita por publicitários e outra por jornalistas. JPK além de publicitários tem uma coordenação inteligente na campanha.
Na de Décio, que é visivelmente jornalística e sem apelo, ainda faltou bons articuladores políticos. Interessante... Décio, com sua mania de "não ter sombras" para não ser ameaçado em seu projeto político trocou os "companheiros" iedológicos por puxa-sacos, que não pensam, não questionam e fazem tudo o que ela manda. Aí está o resultado. E nem pode acusar ninguém, já que virou candidato coordenador. Afinal, ninguém que tenha estômago, cérebro e caráter ficou a seu lado. E se pensa que ainda tem seu mandato de deputado, a derrota será tão feia que vai ser difícil juntar os cacos.
Perdeu, playboy.

Anônimo disse...

Gostei muito do final do JPK, mas pergunto, de onde vem tanta grana, bandeirolas, em fim, o custo´foi alto e vamos ter que engolir eles superfaturando obras e mais coisas como sempre,Blumenau está prestes a entrar contra tudo de novo, enquanto o tal de DEM(PFL-Coronel) cai no país todo, aqui ele tendem a vencer, não voto no PT tambem, mas jamais darei meu voto aos coroneis, eles fazem o povo trabalhar assoviando. Ou já viram alguma emenda de integrantes deste partido ajudar o povo? Então, numa tribo vence um cacíque índio, na alemanha um alemão, em Blumenau, me parece que vem um filhote de coronel."Nulo NEles".

Anônimo disse...

Os programas de rádio do Naatz acho que foram feitos pelo Sapo, um cara competente. Do JPK não sei quem fez, mas discordo de uma opinião que achou o programa ruim e fez críticas. Os programas de rádio dos DEMO foram muito melhores que os do Décio, que aliás não tinha programa pois só repetia os da TV.