segunda-feira, outubro 13, 2008

REFLEXÃO DO LEITOR

ESPAÇO ABERTO
A Laíse Maria Poerner, que trabalhou na campanha da Coligação Blumenau de Todos, esperou passar uma semana para fazer uma reflexão sobre o resultado do processo eleitoral na cidade. E pede para eu publicar no blog. Segue então na íntegra:

ELEIÇÕES 2008 - 1

Não existe nada mais lamentável do que uma criatura humana que não constrói sua própria história. Por isso continuo com plena convicção que Décio Lima seria a melhor opção para prefeito, pois desde a sua mocidade vem, passo a passo, construindo sua história sempre engajado em lutas sociais e políticas. Isso é um motivo entre tantos outros. Mas...a democracia e a vontade soberana do povo se efetivaram no pleito de 05/10/2008. Resta a pergunta: E agora José? ou melhor João? Para o povo muita Oktober? Muita fluxetina?
NÃO!!!!!!!!

ELEIÇÕES 2008 - 2

Aprendi com Décio Lima que em política tem que se ter lado. Vou mais além, na vida tem que se ter lado. Eu escolho o lado do bem, do desenvolvimento, da evolução e da prosperidade. Uma cidade e um povo só prosperam e florescem quando existe um verdadeiro equilíbrio entre o progresso e o ser humano. Opressores e oprimidos - fórmula velha e decrépita, decadente, arcaica NÃO FUNCIONA. Vide a história: antigo Egito, antiga Roma, Estados Unidos entre tantos outros. Vejam as ultimas notícias - a sinistra rachadura ( estou sendo amena ) no sistema financeiro mundial.
Por isso lanço um desafio, sem ironias, de coração aberto ao nosso Prefeito: Sr. Prefeito, seja corajoso, livre-se de tendências e vaidades. Com todo respeito livre-se da sombra de seu pai. Construa sua própria história! Abrace os bons projetos, os que beneficiem a todos, sejam eles do governo federal ou da onde quer que venham. Perpetue-se na história como o prefeito e o homen que ousou e inovou. Honre seus 112.509 eleitores, surpreenda, a nós, os 64.187 restantes. Lembre-se: atrás de cada voto existe um ser humano com direito de viver bem em Blumenau.

MINHA ANÁLISE
Laíse, esta reproduzida sua reflexão. Mas seria importante você propor algumas questões também para o candidato derrotado. Os que perdem precisam ter humildade de ver quais os erros que determinaram a derrota. Que não começaram na campanha e sim bem antes.

48 comentários:

Anônimo disse...

VC tem razao, Alexandre.A derrota do Décio começou bem antes. Começou ja na escolha dos assessores. O depoimento medíocre e tosco da Laise já dá pra ter uma idéia de como era o restante da equipe. Um conselho para o Décio: livre-se da imagem de Itajaí. Pense mais em Blumenau. Comece por emplacar seu carro aqui e nao em Itajaí.

Anônimo disse...

Pois é, Laise... vai ficar sem o CC3

Alberto Luiz disse...

Alexandre,

INDEPENDENTE DO PARTIDO, infelizmente ainda existem pessoas que tratam política como religião. Seguem sua "fé" como se participassem de uma incansável luta do bem contra o mal. E no caso do texto em referência, dá-se a entender que o mal prevaleceu ...

Enquanto existirem pessoas politicamente cegas , tenho a certeza que o nosso país não irá para frente.

Anônimo disse...

falando em construir a própria história, a do décio dava para preencher processos ...

Anônimo disse...

DEM (antigo PFL) e PSDB são partidos derivados da antiga ARENA... Só não enxerga quem não quer ver que são partidos constituídos de pessoas do mal... Sim em Blumenau o mal prevaleceu, JPK não fez nada mais que qualquer outro faria nesses 4 anos. Nova ala do Santo Antônio, Vila Germânica, vcs acham mesmo que foi grandes coisas? Fala sério... o que ele fez sim foi engordar a conta dele e dos seus como o senhor Nelson Santiago e muitos outros sangue suga que se instalaram na prefeitura... ACORDA BLUMENAU!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A Antiga ARENA foi o partido "coco-direito" dos militares da ditadura militar... assinavam em baixo em todos os atos dos militares... aliás os ditadores eram da ARENA.

Anônimo disse...

GALERA!! Vcs viram no Jornal da RIC MEIO DIA?? Não tinha médico no posto de saúde!! DE NOVO! Cadê o prefeitinho mentiroso???? Curando ressaca da Oktober?

Anônimo disse...

ah, e o candidato do bem é o que anda junto com o morastoni e aceita presentinhos do dono da agrenco ...

que ótima visão politica ...

Anônimo disse...

só pode ser o Jerry Lopes que sai em defesa assim do Arnaldo Zimmermann e ataca o Décio!!!!
heheheheeheh

Anônimo disse...

Cara, não acredito... a mulher tava morrendo do coração e DO LADO da ESCOLA, no POSTO DE SAÚDE DA PREFEITURA, não tinha médico. E o certinho ai de cima malhando pau no DÉCIO. O unico que podia fazer alguma coisa REALMENTE. Estamos mal... minha gente, estamos MUITO MAL. Além de ingerência, estupidez dos leitores...

Anônimo disse...

as viúvas ainda não se conformam com o créu das urnas ...

tadinho do décio ... tem vezes que me dá pena, agora tadinho, ele vai ficar lá sozinho em brasília, enquanto sua casa do city figueiras fechada, sem ninguém para morar... que tristeza ...

chorem a vontade, a internet é o unico espaço que sobrou para receber suas lágrimas da derrota... falem à vontade, mas falem bastante, assim como fizeram durante toda a campanha ...




fanatismo é foda ! só decio presta, só ele é capaz de resolver os problemas da saude em 100 dias ... quem sabe ele não leva essa ideia dele dos 100 dias para gaspar... já seria um bom começo ter um hospital por lá, para que os blumenauenses não precisem pagar pela saude de outras cidades

Anônimo disse...

chorem a vontade, a internet é o unico espaço que sobrou para receber suas lágrimas da derrota... falem à vontade, mas falem bastante, assim como fizeram durante toda a campanha ...


[assino embaixo]

Anônimo disse...

Vcs realmente brigam pra defender esse mentirosinho da Prefeitura, mas se acontecer com alguem da familia de vcs ai quem vai chorar serão vcs... ai quero ver puxarem o saco deste incompetente!

Anônimo disse...

De tão cegos que são podem lançar qualquer AMEBA COM NUMERO 25 em 2012 que os mesmos de sempre irão lá votar no 25. Coitados! Tenho pena.

Anônimo disse...

ahhh, conta tudo para sua mãe kiko..


buáaaaa
buáaaaa
buáaaaa

Anônimo disse...

Veja soh...."Uma cidade e um povo só prosperam e florescem quando existe um verdadeiro equilíbrio entre o progresso e o ser humano. Opressores e oprimidos - fórmula velha e decrépita, decadente, arcaica NÃO FUNCIONA. Vide a história: antigo Egito, antiga Roma, Estados Unidos entre tantos outros."...

Estes comunas nao tem nocao mesmo. Vide a historia, 100 milhoes de corpos nas costas do seu comunismo igualitario, o petista...urss, cuba, china, cambodja, escolha....

Anônimo disse...

Dá pra ver o nível do eleitor do Joãozinho papo-furado: ele assiste o Chaves...

Anônimo disse...

DEM (antigo PFL) e PSDB são partidos derivados da antiga ARENA...

mas eh tonto...PSDB veio do PMDB, tonnntooo!!

Anônimo disse...

Na teoria o PSDB se diz derivado do PMDB, na prática deriva do PFL e este da ARENA, então por tabela PSDB deriva sim da ARENA.

Anônimo disse...

Só burro não quer enxergar que quem defende o neoliberalismo é o PSDB e o DEM e quem ambos sempre estiveram de mãos-dadas... dizer que o PSDB veio do PMDB é história pra boi dormir...

Anônimo disse...

"Dá pra ver o nível do eleitor do Joãozinho papo-furado: ele assiste o Chaves..."

1º que se você faz um comentário desses, no minimo mostra que vc também conhece o chaves, ou seja, também assiste... SEU TONTO !

Além de petista, é burro!

Anônimo disse...

Porra, nao admito que falem mal do Chaves e do Chapolin. Podem descer o pau no Décio, no Joao Paulo, no Bento XVI, na Dona Zica da Mangueira e no Dunga. MAS NO CHAVES, NAO!!!!

Anônimo disse...

Hemingway assistia Chaves.

Anônimo disse...

Hemingway assistia Chaves.

Anônimo disse...

Simone de Beauvoir era fã do Chaves. Chegou a fazer uma ponta como figurante num quadro do Seu Madruga

Anônimo disse...

Não sou Décio, Ivan e ou Ouriques. Muito menos João Paulo. Disse antes e repitom agora. Alias, hoje o JPK esta na ACIB pedindo benção e levando alegrias ao bando de Nazistas Enrustidos. Não sou nada, nenhum partido, acredito até que sou meio "esculhembativo", mas o que não se pode aceitar, e o JPK é assim e o Décio foi, é de se "encastelar" e ver o mundo passar. Político e M....a diferença é o cheiro. M... cheira melhor do que político e assessores.

Anônimo disse...

è isso aí Laise!
Ficamos tristes pela derrota do Décio em Blumenau, mais ainda, pela derrota do Povo Blumenauense, um povo sonhador, com objetivos, com o brilho nos olhos quando se fala em Blumenau.
Blumenau é a menina dos Olhos de Santa Catarina, até mesmo de muito lugar do Brasil.
É a cidade que respeita suas culturas, que acolhe com hospitalidade inigualável os seus turistas.
Um detalhe importante também é a necessidade de um administrador competente e que tenha paixão por Blumenau.
JPK ganhou as eleições sem fundamentos, sem convicções e acima de tudo, sem história por Blumenau.
O Dinheiro falou mais alto nesta campanha!!!!!!

Agora, continuaremos na luta; sim!
Contra, como sempre fomos. Contra a injustiça, contra o descaso com a saúde, contra as obras milionárias sem atual necessidade. Contra a burguesia que mancha a cidade.

Quatro anos é muito tempo, mas é tempo o suficiente para quem votou em JPK se arrepender e ver o quanto Décio foi um pai na história de Blumenau

Anônimo disse...

Mediocre? Tosco? Ficar sem o CC3? Vc,anônimo, realmente nâo alcançou o meu racicínio, a minha reflexão.Qta pobreza de espìrito e de intelecto!!!

Anônimo disse...

Laise, não perde tempo com um otario desse!

Anônimo disse...

Alberto Luiz: a luta SEMPRE é do bem contra o mal.´Não é uma questão de fé nem de religião, mas sim de CONVICÇÃO política , de vida. Tenho muita pena , também, da cegueira, não só política!

Anônimo disse...

a falta de informação do Alexandre me assusta, quem falou pra voce que o Decio não esta refletindo, voce fala isso pq esta tentando ter uma entrevista com ele e não consegue.

Anônimo disse...

JC - Comuna? só rindo cara! Eu falando de prosperidade,de se posicionar verdadeiramente como um ser humano e de sistemas falidos e vc fala em comunismo? Não entendeu nada,tá por fora...

Anônimo disse...

" Por isso continuo com plena convicção que Décio Lima seria a melhor opção para prefeito, pois desde a sua mocidade vem, passo a passo, construindo sua história..."

É, ele vem construíndo, a uns 12 anos andava de carro popular 1.0 e morava no garcia, agora ja é milionário e com casa no SitFigueiras.

"Aprendi com Décio Lima que em política tem que se ter lado."
Décio está no lado da Agrenco, claramente.

"Uma cidade e um povo só prosperam e florescem quando existe um verdadeiro equilíbrio entre o progresso e o ser humano"
Questionável, China prospera e floresce financeiramente com um absurdo desquilibrio entre progresso e ser humano.

"Vide a história: antigo Egito, antiga Roma, Estados Unidos"
Pra mim, antigo Egito, Roma, EUA são exemplos a serem seguidos. Impérios não são eternos, mas alcançar a posição de império no planeta acho que é algo a ser seguido. (Por favor, sem frases idiotas sobre a definição de império).
Além disso, os EUA são um império, mas isso não tem relação nenhuma com a atual crise financeira, provocada pela falta de pagamentos dos moradores deste país de suas dívidas adquiridas com aquisição de imóveis, junto com a ganancia de alguns investidores. O fator bélico (e o quanto que ele ganham com isso, seja invadindo um país para depois cobrar pela reconstrução seja roubando os poços de petróleo) é muito mais importante.
Continuando, Roma tinha uma política clássica do Pão e Circo. Coisa que me lembra muito a política assistencialista do presidente Lula.
Discordo completamente que Egito, Roma e EUA utilizem uma mesma "fórmula velha e decrépita, decadente, arcaica" como voce colocou.

"Por isso lanço um desafio, sem ironias, de coração aberto ao nosso Prefeito: Sr. Prefeito, seja corajoso, livre-se de tendências e vaidades."
Deveria lançar um desafio ao Décio "Você já tem tanto dinheiro, porque não usa pra doar aos pobres?"

Por fim, um pegada no pé do Alexandre, não acho que um texto como esse mereça tanto destaque. Pra mim, um texto bem estilo Décio Lima, misturando alhos com bugalhos e colocando umas palavras para tentar "emocionar", sem dizer (nesse caso, quase) nada com nada.
Embora ele possa gerar uma discussão saudável, geralmente isso não é possível por aqui, devido a um certo grupo de pessoas que ficam ofendidas quando há alguma crítica a uma determinada legenda.

Anônimo disse...

Laise, espero qu voce pelo menos tenha a decencia de respeitar o Chaves, o Chaopolin e o seu Madruga...

Anônimo disse...

"De tão cegos que são podem lançar qualquer AMEBA COM NUMERO 25 em 2012 que os mesmos de sempre irão lá votar no 25. Coitados! Tenho pena."
Isso também vale para o 13, 15, 45 ...

Concordo com você, votar em legenda é assinatura de burrice.

Anônimo disse...

O foda [e que aqui todo mundo e anomimo e ficamos todos levando esporro por causa uns dos outros... ha ha ha
Mas eu respeito o Chapolin, viu, anonimo

Anônimo disse...

Laíse, vc é uma pessoa muito inteligente, não responda este tipo de pessoa aqui....
Bjs

Anônimo disse...

Essa Laise é paciente do caps??? Ou nasceu retardada mesmo?

Anônimo disse...

Não sei quem falou de mim, porque não tem raça e peito para assumir, mas aqui é o Jerry Lopes. Sempre defenderei o Décio, o Arnaldo e todos aqueles que querem o bem de Blumenau. Sequer havia postado algo desse assunto nesse blog. Quem for usar meu nome, ao menos se identifique.

Anônimo disse...

Sempre votei no PT. E sempre votei no Décio Lima. Mas sinceramente, votar NO DÉCIO não dá mais.O verdadeiro perdedor dessa eleição foi ele. O PT/Blumenau não se reciclou nessa cidade, não buscou formar novas lideranças, e amadurecer. Gente, acorda, os outros partidos abriram espaço para formação de novas lideranças, saca só os eleitos para a câmara de vereadores (Fábio Fiedler, Marcelo Schrubbe, Napoleão Bernardes...).
Um partido que sempre rechaçou e lutou contra as oligarquias (Família Amin, Família Konder Reis, Família Bornhausen, Família Kleinubing...) agora quer se eleger
com a Família Lima (Décio, Ana Paula, sua filha - que tentou ser candidata a vereadora e foi vetada - e até cunhado!!!!).
O Décio não deixou que se criasse novas lideranças. Porque???
Foi bom para o PT/Blumenau perder essa eleição. Bom para buscar crescimento e amadurecimento.

Anônimo disse...

PT eh um comunismo disfarcado pra agradar a massa...sao todos um bando de ditadores no fundo, sonhando amordacar a imprensa e viver no bem bom.
Cambada.

Anônimo disse...

O Arnaldo infelizmente não se elegeu, seria uma boa para o PT, já que o Vanderlei é boca alugada dos Lima, e boa parte do PT ainda acha que eles são o máximo. Renova PT.

Anônimo disse...

Luta do bem contra o mal?
Isso me lembra Star Wars.

Anônimo disse...

...ainda sobre ontem..
Finalizando-1
Agradeço Alexandre, pela publicação do meu texto. Mas não chamaria de reflexão, mas sim de análise ou simplesmente de opinião, principalmente de desafio.Qto ao fato da auto-análise de Décio, seguramente está sendo feita, inclusive por todos nós que o apoiamos. O fato é que ele não tem a obrigação de torná-la pública e nem nós de cobrá-la. Ao passo que JPK É o prefeito! Ou não? Temos o dever e o direito de cobrar posição e trabalho, sem truculencia. Por isso a introdução do meu texto e que não foi publicada, fala da inutilidade de opinões tendenciosas, da minha opção de me expressar só agora "livre do calor da hora", "longe do olho do furacão", lembra?? Eu só estou preocupada e atenta. Que é como todos deveriam estar. Mas blá,blá,blás à parte, o foco principal do texto que é o desafio "E agora João??" está lançado. Vamos aguardar calmamente. Agradeço à ti e aos que me foram solidários.

Finalizando-2

Agora...tosco,medíocre,viúva,comuna,paciente do CAPS,retardada,misturando alhos com bugalhos e principalmente pretenção de cargos é no mínimo completamente equivocado. O escárnio sempre foi a reação do inculto, a máscara do covarde. Jamais em minha vida fui movida por esse tipo de interesse. Quem me conhece sabe que estou sendo verdadeira. Me honraria sim, se convidada fosse, se Décio eleito fosse, participar e colaborar com meu trabalho nessa suposta gestão, que seria no mínimo histórica. Mas com trabalho,não vampirizando a máquina pública como muitos,ainda bem que não todos!
É...tá dificil mesmo,hoje em dia,encontrar eco para sentimentos nobres,leia-se:ideal,honra,verdade... Fui-----

Anônimo disse...

Parabéns Laíse. Seus pontos de vista são extremamente coerentes. Isso é o que me faz admirá-la. Espero que o povo possa ter mais uma vez a chance de governar Blumenau. Quando vi, hoje a tarde, a Praça da Prefeitura (Figueira) cercada por militares que tentavam impedir os trabalhadores têxteis de acessarem a Câmara de Vereadores, senti que Blumenau vai continuar nas mãos de conservadores que não vão mudar nada do que está acontecendo. Compras de Mitsubishi (não lá se é essa a grafia, mortes na saúde, agressões à imprensa, falta de vagas em creches, etc...). De forte Blumenau não tem mais nada. Resta a esperança; e ela, nos fará trabalhar mais ainda para podermos resgatar a dignidade e o orgulho do blumenauense.

Jota Lopes disse...

Antes das eleições o que se via nos meios de comunicação era uma cidade quase perfeita.
Alice, aquela do país das maravilhas, ficaria com inveja. Não se ouvia (ou se ouvia pouco) as reclamações da falta de médicos, da falta de remédios, das pavimentações pagas e não realizadas, da falta de compromisso, greves dos bancários e têxteis, da Secretária de Saúde que nunca ninguém viu ou ouviu. Quando se ouvia desses assuntos era tudo mentirinha.

O tempo de Alice acabou. O que se ouve nas rádios em Blumenau é uma série sem fim de reclamações de tudo o que é tipo. Mas é assim mesmo. A isso chamamos de processo democrático. Mas a que custo é essa democracia? As placas pagas votam? Não, certamente não, mas com um dinheirinho no bolso, fica mais fácil decidir o voto.

O tempo de Alice acabou porque sabe-se que o povo, a periferia continua desassistida. No centro com suas obras caras e visíveis está tudo às mil maravilhas, como deseja Alice. Mas e como ficam as Marias, os Josés e Joãos? Pobre povo que por escolher uma placa vai passar quatro anos convivendo com Jason (Sexta-Feira 13 - que falta de gosto) e seus terrorismos e sustos. Pobre povo!

Já teve candidato a vereador (reeleito) que se lançou candidato a deputado estadual daqui a dois anos. Mas, não foi eleito vereador por quatro? Fica complicado acreditar no mundo de Alice quando, nem bem se fecharam as urnas, o interesse político-pessoal é mais importante que o verdadeiro interesse comunitário.

Pois é Alice. Fica aqui o recado. Daqui há dois anos sei que vamos nos reencontrar e, as Marias, os Josés e Joãos, por um breve instante desaparecerão. Fica o alerta. Fique em paz Alice.

Anônimo disse...

Valeu Jerry!!! É... o rolo compressor tá passando. O que faz com que as pessoas se anestesiem assim? Me lembra os tres macaquinhos:não vejo,não escuto,não falo.Mas vamos aguardar passar a Oktober o natal e o final de ano aí o bicho pega!!!

Anônimo disse...

Nao votei no Decio por alguns motivos basicos:
1 - ele estampa a capa do jornal Diarinho de Itajai quase toda semana, envolvido com escandalos do Porto. So aqui em Blumenau eh que estas historias nao ecoam... por que sera ? Imprensa paga ? sei la...
2 - ele representa o PT... PT lembra Lula, um presidente semi-analfabeto, que lembra bolsa-familia, que lembra esquerda...
3 - a unica coisa que fez por Blumenau foi asfaltar um monte de ruas, as mesmas, por coincidencia, que a SCGAS arregacou para enterrar a tubulacao... e ainda, foi exigencia das empresas de onibus... foi o acordo da epoca... pois eh, ninguem lembra, mas eh soh buscar nos jornais antigos que ta la.
4 - e por ultimo, ladrao eh tudo igual, soh muda o nome e o endereco, entao, se eh pra ficar com o "menos" ladrao, fico com o JPK.
Pericles.