segunda-feira, novembro 10, 2008

ESGOTO PRIVATIZADO

FONTE BOA
Tanto a Folha de Blumenau quanto o Jornal de Santa Catarina repercutiram no final de semana, a notícia divulgada em primeira mão pelo blog na quarta-feira da semana passada, sobre a privatização do esgoto. No sábado conversei com um assessor da Prefeitura, com assento no terceiro andar, que questionou sobre o que seria uma posição contrária deste blogueiro com relação à iniciativa do Poder Executivo.

MAIS CLAREZA
Disse para ele e repito. Não tenho posição definida sobre o assunto, pois ainda me faltam elementos para avaliar. O que acho errado é um Projeto de Lei dessa magnitude ser enviado de forma silenciosa pela Prefeitura à Câmara Municipal, sem um debate prévio. Além de mexer com a vida de toda a população, o negócio envolve cifras monstruosas. Faça um cálculo rápido: se os valores do PAC e do Município que estão sendo aplicados agora na cidade, chegam a pouco mais de R$ 40 milhões, imagina qual o volume de dinheiro necessário para implantar os 70% que faltam?

AUTO-FINANCIAMENTO
Conversei também com outra pessoa, que já passou pela Prefeitura e entende das coisas. Como em breve Blumenau terá 30% de rede de esgoto tratado, graças aos recursos municipais e principalmente da União, também em breve os cofres públicos vão contar com mais gente pagando a taxa de esgoto. Esse valor não poderia financiar novos investimentos, visto que os atuais estão vindo a fundo perdido?

7 comentários:

Anônimo disse...

Talvez seria uma idéia viável, mais não agora.
Blumenau tem prioridades, e elas deveriam estar a frente.
Como: saúde,transporte e educação.
Prioridades deixadas para trás durante 4 ano, e com certeza que ficarão "engavetadas" por mais 4.

Anônimo disse...

Venho através desde espaço, colocar certos Pontos sobre este assunto, após lê a metéria deste fim de semana do Folha de Blumenau data 08 a 11 de novembro matéria de capa e de reportagem de Everton Siemann, pude me atentar do que este governo municipal é capaz, primeiro privatizarão a Merenda escolar, quem tem dúvida como ficou a situação após o processo de privatização é só visitar as escolas Municipais que irão perceber ficou a Face deles, para não dizer uma besteira,e agora como sempre fizeram nestes 4 anos e vão continuar fazendo, vão aprovar tudo contra todos na escuridão da camâra de vereadores, a privatização do esgoto de Blumenau alguém terá duvida que será aprovado sem antes ter sido esclarecido sobre este projeto com os órgãos competentes da cidade como Ongs,Acib,Cdl entidade de movimento popular como Uniblam e o principal a sociedade Blumenaunse no geral, peço a toda Imprensa e a comunidade que do mesmo modo que Apertaram os vereadores sobre a matéria de proposta de aumento salárial deles próprios, vamos fazer com que o Executivo e o Legislativo desta Cidade coloque as claras este projetos, pois tenho certeza que envolverá muito dinheiro neste projeto, talvez a maior transição financeira da história de Blumenau. Que concerteza virá afetar em Muito o contribuinte de Blumenau.

Carlos Eduardo
Representante Comercial

Anônimo disse...

Estamos prestes a viver a REAL FACE do Prefeito Kleinubing. A máscara caiu. E agora? Tem que aguentar, povo! Não que o Décio faria milagres, mas pelo menos, enganar o povo ele não iria. Pelo menos tornaria público o que escondem nos calabouços da Prefeitura de Blumenau. Agora estamos de fato encurralados pela ambição do DEM e seus asseclas. Parabéns, eleitor de JPK vc botou um abacaxi pra todos.A questão da merenda é: CRIANÇA NÃO PODE MAIS REPETIR O PRATO. EM bLUMENAU, É UMA PORÇÃO SÓ E DEU!! ISSO QUE EU CHAMO DE UM FUTURO FORTE DE NOVO!

Anônimo disse...

Quanta bobagem se fala nesse blog...

Anônimo disse...

a questão é; (1) pq JPK esconteu isso na campanha (2) pq Luiz Ayr que tem duas condenaçoes criminais por improbidade administrativa esta a frente de um negócio deste envergadura ?.

Anônimo disse...

Como é que é... bobagem debater a questão do "esgoto privatizado"? Eu não acho, pois terei que pagar 80% a mais na minha fatura da água e não estou gostando nem um pouco disso. Vou mandar a minha fatura para o cidadão que falou a asneira "quanta bobagem se fala neste blog".
Acho que a imprensa tem que pegar no pé sim, tem que haver clareza neste projeto, caramba vão praticamente duplicar o faturamento na conta da água! Se está vindo recurso federal para implantar o tratamento de esgoto duvido que o cálculo seja 80% para manter o tratamento. Eu gostaria sim de ver as contas abertas, saber onde está indo cada centavo.
Alexandre, por favor, não abandone esta investigação, você é a nossa voz.

Anônimo disse...

Acho difícil a imprensa ir pra cima, existem compromissos serios entre as partes, as partes que digo é DEM=PFL, obviamente não saberemos nunca e ninguem assumirá nada, mas o conceito é de que o PT é pobre, pra explicar, não sou PT, fiquem tranquilos, mas esquecem que quem vota no PT, são os esquecidos do DEM=PFL e cia, porem, estes pobres é que trabalham e dão audiência a eles.Talvez agora vai aprecer algo pois as eleições estão bem longe e até lá se esquece tudo, é sempre assim.