sexta-feira, janeiro 02, 2009

POLÍTICA

BOLA DA VEZ
O tucano Marco Antônio Wanrowsky, que tomou posse ontem pela quinta vez na Câmara Municipal, é sempre nome lembrado para a pasta da Saúde, ponto crítico da primeira gestão de JPK. Para o prefeito, as atividades profissionais do vereador representam uma barreira para que ele possa assumir a vaga. João Paulo Kleinübing sabe como é a rotina da maioria dos médicos, pois contou com dois no comando da pasta em seu primeiro mandato, Newton Motta e Elisabete Ternes Pereira.

DEPENDE DELE
A decisão me parece, então, está mais nas mãos de Wanrowsky. Caso ele consiga liberar sua agenda, não existe outro nome mais forte. O PSDB, por conta do resultado eleitoral, ganhou força na composição do secretariado e nenhum nome melhor que o do médico-vereador para ocupar o primeiro escalão de JPK.

DIFICULDADE
Marco Antônio Wanrowsky falou que se submete a vontade do partido e do prefeito, com o tradicional discurso de contribuir para a cidade. Mas que nada foi conversado nesse sentido. Hoje ele divide suas atividades como vereador, professor da Furb, médico do Hospital Santo Antônio e seu consultório particular. Para um cargo no Legislativo até passa, mas para trabalhar no Executivo é inviável. Caso queira ser mesmo secretário da Saúde, Wanrowsky terá de dar uma pausa em algumas de suas tarefas.

DIFICULDADE 2
Esse é o problema. Vale a pena largar suas atividades profissionais pelo salário de secretário, em média R$ 5 mil? Qual a motivação?

GERENTE MESMO
Eu sou um dos que acha que não é preciso ser médico para gerenciar a saúde em Blumenau. Penso que é mais importante um administrador, mas com sensibilidade social e conhecimento técnico. Como várias profissões, há um forte corporativismo entre a classe médica, ainda mais aqui. E isso atrapalha e muito. O prefeito João Paulo já mencionou para mim que essa poderia ser uma alternativa, sem absolutamente confirmar nada.

ALGUÉM VIU?
Isso imaginando que a secretária Elisabete Ternes Pereira não fique no cargo. Diga-se de passagem, não tenho notícias se ela voltou de sua viagem, pelo menos o nome dela não foi citado no cerimonial de posse do prefeito. Ela viajou logo em seguida a catástrofe que se abateu na nossa cidade, no começo de dezembro, para participar de um Congresso no exterior e, ainda segundo release da Prefeitura, retornaria dia 20 de dezembro. Como não lembro de ter recebido nenhum comunicado do retorno, imagino que a programação do tal Congresso tenha aumentado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por Favor Deixem o Marco como vereador, imagina a Xarope da Marlene na tribuna, já ta uma vergonha esta legislatura ninguém merece, na saúde não basta ser só médico tem que ser um administrador ser for o caso na secretária de obras teria que ser um mestre de obras!!!!!

Anônimo disse...

Depende da disponibilidade do BUNKER e das condições, politicamente propostas e o Marco vira GESTAPIANO! Ele é da turma...basta acenar com uma condição...intere$$ante!

Anônimo disse...

O jornal de hoje já tras alguns nomes de possiveis secretariaveis. Esta aberta a temporada de especulações.

Anônimo disse...

OS TUCANOS VÃO PLEITEAR O SECOM TAMBÉM.