domingo, fevereiro 08, 2009

POLÍTICA

VOLTA AO TRABALHO
Depois de 15 dias corridos de férias, sem nenhum contato com o blog, volto a escrever neste domingo. E preciso dizer que retorno chateado, pois algumas pessoas aproveitaram a ausência para trocar insultos pesados na seção de comentários. São pessoas de caráter duvidoso e medrosas, que se escondem no anonimato. Babacas, para resumir.

POR CIMA
O espaço é aberto e democrático e foi criado de forma absolutamente natural pelos próprios leitores. Não concordo com muita coisa que é escrita lá, mas sempre respeitei, mesmo quando as críticas são pesadas. Vamos manter o nível, por favor.

CHANCE PERDIDA
Sem as informações, resta a análise do principal fato político do período, que foi a nomeação do primeiro escalão da Prefeitura, anunciada na semana que passou. O discurso de JPK durante a campanha, de privilegiar o conhecimento técnico para as nomeações, valeu apenas para o DEM e para sua cota particular. Na negociação com o PMDB, PSDB e o PP, " valeu o velho toma lá dá cá”. O prefeito deixou para os partidos as indicações e preferiu não interferir, perdendo uma boa oportunidade de mostrar que é um político diferenciado.

PMDB
Como se explica então a nomeação de Álvaro Pinheiro para a secretaria de Regularização Fundiária e de Marlene Schilindwein para a Fundação Cultural? Nesses dois casos valeu mais a opinião da cúpula do PMDB local, que prioriza dar visibilidade a potenciais candidatos. Os dois escolhidos não conhecem a área que irão atuar, ao contrário dos antecessores, Neusa Felizetti e Ivo Hadlich.

PP
A mesma lógica funciona para o PP, caso se confirmem as indicações de Ailton Dias ( corrigindo: Ailton Souza)e Célio Dias para a URB e Faema, respectivamente. Sinceramente alguém acha que essas pessoas são os melhores nomes para esses cargos?

PSDB
Já para agradar a cúpula do PSDB, João Paulo montou uma verdadeira engenharia para garantir uma vaga ao presidente municipal da sigla, Valdair Mathias. Desmembrou novamente a Vila Germânica da Secretaria de Turismo e entregou a última para José Eduardo Bahls de Almeida, deixando livre o caminho para o presidente dos tucanos de Blumenau assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico, antes ocupada por Bahls de Almeida.

COMIGO
Vamos lá: Valdair Mathias é melhor nome que Bahls de Almeida para o Desenvolvimento Econômico? E Almeida tem mais credenciais para assumir o Turismo que Norberto Mette? Minha resposta para as duas perguntas é não. O “arranjo político” falou mais alto, infelizmente.

BOA
Se João Paulo foi refém dos partidos aliados na divisão do bolo do primeiro escalão, ele privilegiou o critério técnico na escolha do nome para comandar a secretaria onde teve mais dificuldade no primeiro mandato, a Saúde. Marcelo Lanzarin mostrou caráter, conhecimento e um certo amor pelo trabalho na primeira gestão de JPK, não se escondendo nos momentos mais difíceis. Se não tiver receio em peitar os colegas médicos, Lanzarin tem tudo para desenvolver um bom trabalho. Tomara.

15 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre! Que bom que estas de volta. Assim, então, poderemos frequentar este espaço. Heil!!!

Anônimo disse...

É uma pena que os partidos e a politicagem fale mais alto no momento da escolha de quem irá assumir cargos tão importantes. Aliás, pena não, é lamentável. Sinceramente espero que o trabalho na FCBlu não se perca. A população quer e merece cultura. Sem falar nos outros cargos de 'confiança'(?).

Zoltan Bergmann disse...

Bom retorno! Quem sabe com tempo para especular sobre quais são os 24 cargos comissionados criados, e seus respectivos ocupantes. Custarão aos cofres da Prefeitura R$948.000,00. Seria interessante saber quem serão os ocupantes identificando a acomodação do rescaldo de conchavos políticos. Pobre prefeito, "perdeu uma boa oportunidade de mostrar que é um político diferenciado" como muito bem colocado no seu artigo. Devagar está mostrando a sua face! Particularmente é uma decepção, pois votei nele; mas nunca mais.

Anônimo disse...

Artilheiro!
Estas perdoado, Muita gente votou no menino da LEPTOSPIROSE de mentirinha e já se arrependeu. Somos muitos. Espero que da próxima vez, possamos escolher e votar em gente decente, daqui. Heil!!!

Anônimo disse...

Houve racha no PP, agora no PMDB só falta no PSDB, concordo contigo , o DEM teve coragem de manter os secretarios que deram certos, ja o PMDB e o PSDB , são lamentaveis deixando de fora duas pessoas que trabalharam em pról do Municipio, o negócio é ser presidente de partido , candidato a vereador,amigo dos "chefões"que comandam as siglas.

Anônimo disse...

O artilheiro... que mancada heim???Votar nos Demos não deve ser fácil

Anônimo disse...

Depois de tanta espera nos nomes do novo secretariado do prefeito, nada de surpresas. Os 'da área' só do DEM, o restante foi 'colocado'.De qualquer forma, ponto em trocar o presidente da Fundação Cultural. O Ivo já estava bem passadinho pro cargo e de certa forma, afundando a cultura...

Anônimo disse...

VÃO CASSAR O PLAYMOBIL??? ESTAVA PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DAQUELA PRAÇA E O ALCANTARO PEDIU VOTOS SIM E AINDA DISTRIBUIRAM CHOPE DE GRAÇA!!! É CRIME, TIO! CADEIA NELES!

Anônimo disse...

Não sei o que é pior na Fundação de Cultura...

...Marlene sem noção ou...

...Ivo político!

O Ivo Hadlich foi uma grande decepção, nós artistas esperávamos alguém que olhasse prá gente e prá cultura e arte Blumenauense (coincidência ou ironia o programa politiqueiro dele na TV é Arte e Cultura).

Foi "brochante" um "ex-artista circense", poeta, escritor, dramaturgo, ator e diretor de teatro, como se auto denomina, fazer tanta besteira, ou não fazer nada.

Anônimo disse...

O nome do indicado para a URB é Ailton de Souza PP.
agora marlene e ivo, nao muda muita coisa, o IVO faz politicagem própria.

Anônimo disse...

Meus amigos, a verdade é que de CULTURA o sr.Ivo não entende nada. Se pelo menos soubesse administrar...
Vamos ver no que dá a nova presidência. Se não seguir os passos do outro, vai dar certo.

Anônimo disse...

Eita festa das boas, viva os novos secretarios, e parabens João Paulo por manter os secretarios que deram certos, o que não aconteceu com o pmdb e psdb.

Anônimo disse...

Ei Alexandre.

O tal do CÉLIO DIAS não é aquele que pedeu os direitos politicos ??? que não pode ser candidato a vereador por improbidade ??? como ele pode ser nomeado para algum cargo público ??? já não basta o Luis Ary no SAMAE que tem duas condenações criminais pelo mesmo crime ???

Anônimo disse...

Gente... o que acontecendo!!!! Celio dias (guarda de trânsito) para comandar o meio ambiente, uma função importante no município e que não deveria estar nas mãos dessa politicagem... inacreditável e Ailton de Souza (ex-vendedor do jogo do bicho)para comendar a urbanizadora..... por favor, já não me faltava mais nada..... PREFEITO, EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO, NÃO SE MEXE

Anônimo disse...

Ivo Hadlich artista circense? Ator?? Dramaturgo??? Ah, fala sério. Nem escritor é... Sempre foi político e depois de passado apresentador da tevê Galega. Só enganou o PMDB, que achou que ele entendia de cultura. Deu no que deu. Atraso total na vuda cultural da cidade. Entre esta Marlene, que confessa não saber nada da área, e o Ivo, que nõ sabe e acha que entende, sou mais ela...