segunda-feira, agosto 25, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

INSOSSOS
Nada demais nos programas eleitorais da noite. Ou melhor, vou corrigir a frase. Esperava mais dos programas, principalmente das duas principais candidaturas. Nada de novo. João Paulo resgatou trechos do programa frio de estréia para mostrar seu lado mais humano e descontraído, junto à família. Décio Lima voltou a insistir na proposta da Blumenau Digital, mas foi pouco convincente na entrevista com a Cínthia Canziani.

UM TOM ACIMA
Mais uma vez os marqueteiros de Kleinübing “bateram” no adversário em pelo menos duas oportunidades. Uma delas foi no “segundo episódio” do programete Gente que Faz, desta vez com uma moradora do Morro da Garuva. Desculpem os estrategistas, mas o prefeito tomando água na frente da casa dela é “meio-demais”. Enfim. O programa terminou com a frase “Um Amor por Blumenau”, uma reação ao clipe da campanha petista, que “faz uma declaração de amor a Blumenau”.

SEM SAL
O programa petista começou buscando fazer uma blindagem a um dos carros-chefes da campanha adversária, a geração de empregos. Mostrou a fala do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, quando esteve na cidade no último final de semana. O ex-presidente nacional do PDT, como não podia deixar de ser, puxou a brasa para o assado do Governo Lula. Depois apostou nas propostas de inclusão digital, prometendo um monte de coisas, como a marcação de consultas na rede pública sem sair de casa, a criação de um provedor municipal e a implantação de tele-centros nos bairros. Tudo com prazo, 2009. Então tá.

JOGO
Já havia dito isto e repito. Para quem gosta de política e estratégia, o horário eleitoral é um prato cheio. Um dita o ritmo do outro e uma ação gera uma reação. O perigo está em errar a mão e perder a eleição.

PARA O POVO
Ivan Naatz fez mais uma vez um programa “feijão com arroz”, que é a criação do cheque-saúde e a solução para a demora no atendimento, principalmente em casos de maior complexidade. Nas inserções comerciais o candidato aposta em outra proposta de forte apelo popular, transporte gratuito para os alunos da rede pública.

FASE UM
Conversei com o candidato, que detalhou o ritmo da campanha. “Apresentação de propostas, emotivo e pegada”. Quem dá a linha, junto com Ivan e Ângelo Roncáglio, é o sempre simpático Zair Aníbal de Souza, o “Zico”, um dos pioneiros da tv em Blumenau.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha o programa familiar que você tinha visto e eu não, na reprise e ou aproveitamentos, me pareceu uma família acima da população, com agregados que não tem nada a ver, são profissionais do negócio, intrometidos na família com depoimentos de puxa saquismo, apesar de ser família e estarem em, mesmo. Tenho amigos que dizem que o João Paulo se "encastelou ", em função dos assessores, sempre de sapato alto. Olhei com olhos sem paixão. Olhei como produção de TV. Ví e senti um programa montado, sem ser natural. O povo adora saber das coisas, mas adora muito mais a naturalidade, sem forçar a barra.

Anônimo disse...

O 'zico' já cuidou na campanha do naatz em 2004, conheço ele desde os tempos da TV Coligadas, escreveu um livro contanto a história da TV em Blumnenau. Pode esperar, com pouco tempo de TV ele vai conseguir passar o recado com criatividade.