sexta-feira, setembro 05, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

NÍVEL ALTO
Os programas eleitorais de hoje foram muito bons, com um diferencial. Foi o melhor que a Coligação Blumenau de Todos fez. Porque explorou dois trunfos. As obras que foram feitas e o candidato discursando.

EFICIENTE
O programa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte foi novamente bom, mas sem novidades. Para não dizer que não teve, trouxe para a tela pela primeira vez em carreira solo o candidato a vice, Rufinus Seibt, explorando o político, mas principalmente o homem do povo. Bateram na mesma tecla: JPK fez mais em quatro do que Décio em oito e não promete o que não vai conseguir fazer.

PROPOSITIVO
Ivan Naatz mais uma vez foi bem, tanto na performance televisiva como na proposta. Deu até uma de repórter. O candidato e sua equipe fazem o tradicional feijão com arroz e estão indo bem. Foram em dois loteamentos da cidade mostrar o problema da falta de regularização fundiária e ele comprometeu-se em resolver o problema. Uma situação real, mostrada de forma real, com uma proposta de solução plausível.

REALIZADOR
Já o programa de Décio Lima mostrou obras na área da saúde que o então prefeito fez, nominando-as. Contabilizou a criação de várias unidades de saúde e de quatro ambulatórios gerais, além da Policlínica e das reformas e investimentos no Hospital Santo Antônio, que o tornaram referência em pediatria.

SENSIBILIDADE FEMININA
A deputada Ana Paula Lima pela primeira vez apareceu no programa do marido e disse que caso ele seja eleito Blumenau terá uma secretaria da mulher. Aliás, o programa foi voltado para elas e ao vivo, junto a uma platéia composta em sua maioria por mulheres, Décio exerceu uma de suas maiores qualidades. Falar e sensibilizar quem ouve. O programa finalmente explorou esta virtude e assim tirou o candidato do modelo engessado que a gravação em estúdio proporciona.

19 comentários:

Anônimo disse...

JPK não consegue e nem vai fazer nada em Blumenau! Falta gestão, falta uma pessoa que possa administrar e que se relacione bem.

GIOVANI VITÓRIA disse...

Por que os autores dos comentários em seu blog não se identificam?

Anônimo disse...

Giovani tem razão. O pessoal fica em cima do muro, como aquele boneco do programa do JPK... que ao meu ver parece não ter decidido em quem votar, está subliminar assim ao meu ver. A pesquisa que o Santa divulgou está tendenciosa demais. JPK não passou Décio coisa nenhuma, tem cheiro de manipulação ai. A RBS sempre puxa para o lado de quem está no poder.

Anônimo disse...

por favor sérgio, eu também voto no décio, e a pesquisa está certíssima. o que está faltando é gás na campanha do décio. precisa melhorar muito, seja na televisão, seja na campanha de rua.

Anônimo disse...

É fato que Décio Lima deixou a prefeitura quebrada, que Blumenau não tinha créditos e JPK fez um bom serviço recuperando o crédito da cidade e com algumas obras.

Vocês não se sentem mal votando em alguém que deixou a cidade quebrada?
Que tem um plano ABSURDO de construir essa linha de trem "suspensa" pela cidade? Uma obra que custaria MILHOES, muito além do que Blumenau pode comportar?
Ou então pelo fato dele querer levar "internet para todos", outra coisa que irá custar MILHÕES e os benefícios são mínimos?

Anônimo disse...

li um comentário do leitor rafael muller, sobre a questão da internet aqui em blumenau... bem, na realidade temos no brasil algumas cidades que já prestam este serviço, como por exemplo Piraí, no Rio de Janeiro.

Se implantado algo semelhante em Blumenau, seria algo inédito para uma cidade deste porte e creio, uma verdadeira revolução educacional. em muitos casos, o governo federal está provendo a infra-estrutura, como no caso de garanhus, cidade natal de lula.

A linha de "trem suspensa" é uma idéia efetivante tola e sem nexo.

Anônimo disse...

Parodiando! Quando Colombo disse que ia colocar o ovo em pé, todo mundo duvidou. Quando ele colocou o ovo em pé quebrando e afundando parte do ovo, todos disseram que assim é diferente. É como a política local, em Blumenau. O Décio fez e aconteceu. O João Paulo, acertou e pagou as contas. Agora é a vez do Ivan, que precisa tentar fazer e acontecer, colocando Blumenau em pé.

Obs - Escrevo sempre como anônimo, Giovani Vitória, para não me identificar, e se preciso para não ter de dizer que troquei de lado.

Anônimo disse...

Ao que me recordo, Décio Lima em sua proposta era "internet em todas as casas". O que acontece em Piraí (23mil habitantes) é diferente, ao menos o que eu encontrei de informação é diferente: "O Município Digital (Piraí) abrange 39 edifícios públicos com 144 computadores e mais 20 estabelecimentos de ensino com internet rápida, num total de 6.300 alunos e 188 computadores (33 alunos por computador). "

Eu sou totalmente a favor de disponibilizar internet em escolas, bibliotecas e orgãos públicos. Contudo continuo achando que fornecer internet para todas as CASAS é diferente. A internet será mal utilizada e mesmo ignorando isso, será um belo desperdício de dinheiro.
Internet em escolas e bibliotecas sim, completamente viável e útil.

Anônimo disse...

meu caro rafael, que bom que você concorda com a importância da internet para uma revolução educacional.

Sobre a cidade de Piraí, o sistema de internet em banda larga é universal e funciona desde 2004, com destaque inclusive na importante revista NEWSWEEK, com o título "A mais humilde cidade digital"

O link é o seguinte:(http://www.newsweek.com/id/53929)

Anônimo disse...

Mais informações sobre internet em banda larga para toda a população no link (site do ministério das comunicações): http://www.mc.gov.br/083/08301004.asp?ttCD_CHAVE=21

Anônimo disse...

O projeto do Decio é internet na cidade toda, ou somente em alguns pontos?
Acessei o site do candidato e isso não está claro...

Eu sou cético sobre a internet proporcionar uma revolução educacional, contudo concordo que é algo importante nas escolas e bibliotecas.

E existe algum estudo de quanto vai custar implantar um sistema desse numa cidade do tamanho e com o relevo de Blumenau?

Continuo achando que internet nas escolas é ótimo, internet em todo canto da cidade é desperdício de dinheiro.

E agradeço ao Carlos pela conversa através de comentários nesse blog, infelizmente é muito comum encontrar somente fanáticos que defendem candidato X ou Y, independente dos argumentos...

Anônimo disse...

Sinceramente, desconheço a respeito de custo para implantação do sistema, mas creio que seria um orçamento possível, já que Blumenau é uma cidade bem mais rica que Piraí, além de ser pólo de informática.

Sobre nossa discussão, acho que assim que deve ser sempre conduzida. Voto no Décio Lima, mas não posso deixar de ver que algumas obras do governo JPK foram muito importantes para a cidade.

Anônimo disse...

Agora voltando ao embate político, eu escrevi em post anterior que a idéia do "trem suspenso" é tola e sem nexo. Porém com relação ao projeto do Décio Lima das 9 vias para acabar com os congestionamentos, não entrando no mérito da capacidade econômica para prover estas obras, creio que algo deve ser feito.

Blumenau recebe cerca de 400 - 500 veículos novos todo mês, de acordo com a Assovesc. Parte deste valor representam proprietários de veículos que compram seu primeiro carro.

Se novas vias não forem abertas, o quê será do trânsito em Blumenau em 5 anos? Creio que o Décio promete demais, mas o JPK promete pouco. Como vamos cobrá-lo depois?

Anônimo disse...

Alexandre, vc não pode reproduzir o programa de tv dos candidatos, como fez com o Décio, afirmando q ele fez a policlínica e realizou investimentos no Hospital Sto Antônio, e, aquela coisa da Ana Paula criar a secretaria da mulher, chega de hipocresia... a Policlínica so saiu do papel por causa do JPK com investimentos do Município que foram 2 vezes mais q o dinheiro do convenio com a caixa, e hospital Sto Antonio na época do Décio vivia nas paginas policiais dos jornais, caso vcs nao se lembram e so pesquisar ou peçam q eu tenho recorte da época....sem esquecer q na época a primeira dama foi em 150 anos de história do município a única q recebeu salário p trabalhar na Pró-Família....então....não tem comparação.....a pesquisa faz refletir o desejo do povo e JPK de novo!!!

Anônimo disse...

murilo, como você sabe que ela ganhava salário? Mande um link com a cópia da folha de pagamento dela!

quanto a policlínica, quando décio saiu os recursos já estavam contratados.

Anônimo disse...

Claro que ela ganhava salário p/ trabalhar na Pró Menor... todo mundo lembra disso.

O que falta p/ mtos blumenauense é memória...

Anônimo disse...

A cara de botox que a Ana Paula Lima mostrou no video não me lembra em nada da cara de mulher do povo...

Jefferson.L disse...

Olha, politica é complexa, todo PETISTA que eu falo .. tá vendo a vila germanica, foi o jpk que executou, tá vendo parque ramiro, foi o jpk ..e toda vida a replica do petista é "nào foi o JPK foi o governo"... .não tenho ainda candidato, eu tenho o pré candidato ... eu tenho memoria e lembro do mandato do décio, a cidade parecia os becos de cidade esquecida, fui no parque ramiro rudger pela primeira vez esse final de semana e fiquei perplexo, muita, mas muita gente no parque em um dia NORMAL e COMUM, aprovação 100% do Blumenauense, musica ao vivo, esportes, lazer ..pessoas fazendo lanche ao sol do inverno .. na grama sentados conversando, coisa que eu imagina ver so em parques de fora do brasil .. incrivel .. ficou muito legal .. quem não foi lá ainda, nao perca, vá lah conferir um sabado de tarde ou domingo ...

Anônimo disse...

Tem "eleitores" que precisam sair do centro (parque ramiro, proeb) e ir lá nos caic´s abandonados, para não ir tão longe pode ir ali na rua da coca - cola nas "plaquinhas" amarelas para ver a agua e esgoto que JPK levou a eles.
O parque Ramiro ficou muito bom sim proeb tbm, mas quando precisar usar o atendimento no "novo" HSA isso em uma sexta feira (Precisava de um Raio x para confirmar o dedo quebrado de minha irma, a propria recpcionista disse: "voltem segunda hoje o medico poderá atende-la depois da fila de (+- 40 pessoas) mas vai solicitar um exame de raio-x na parte antiga do hospital que essa hora (19:00) já está fechado e abre somente segunda feira") resultado pagamos o atendimento no HSC.