segunda-feira, outubro 20, 2008

DEMISSÃO CREMER

O FATO
O Sintex diz desconhecer a notícia, a Cremer se recusa a dar informações e o Sintrafite não tem os dados concretos. Mas é fato que no mínimo 50 trabalhadores foram demitidos da empresa, por terem aderido a paralisação.

ABUSO PATRONAL
É uma represália sem justificativa por parte da empresa e revela caráter autoritário. Independente de acertos e erros, o direito de greve existe para ser respeitado. Se houve algum tipo de excesso por parte de algum funcionário, esse deve ser punido. Mas a demissão faz parte de um processo de intimidação inadmissível e lembra tempos sombrios.

RESPONSABILIDADE
Acho que o Sintrafite cometeu uma série de erros e deve assumir a responsabilidade por alguns atos, como articular a vinda de gente de fora para o movimento. Os diretores do sindicato lançaram a categoria à mobilização e devem vir a público dar explicações, caso as demissões sejam confirmadas. E anunciar medidas concretas para ajudar os demitidos.

25 comentários:

Anônimo disse...

Alguém notou o terno que o apresentador estava usando no RIC Notícias de sábado ao meio-dia, visivelmente muito maior do que ele?

Anônimo disse...

É bem a cara de Ulrich Kuhn, os Schmidt (Cremer), Stodieck e Kleinubing. Fazem e desfazem, mandam e desmandam e o resto do mundo que se dane. É UMA VERGONHA ESSA CIDADE QUE VOCÊS MORAM!!!

Anônimo disse...

Tenho dito e vou repetir...NAZISTAS não toleram movimentos e nem greves. Pode ser mais hoje e ou mais amanhã, mas os coitados vão para os CAMPOS...ficam no molho...da vida!!!

Anônimo disse...

Confirmadas as 50 demissões - e isso é muito fácil, basta uma consulta ao setor de rescisão do sindicato que já deve ter agendado data para homologá-las, sobra ao Sintrafite, a espinhosa mas obrigatória missão de garantir o respaldo necessário aos demitidos, demonstrando meios concretos de tentar a readmissão destes trabalhadores ou colocação imediata em outra empresa. O que não podemos assistir é o desemprego de 50 trabalhadores como repercussão de uma "causa" cuja grande vitória foi 0.15% de reajuste. Já tivemos trabalhadores da Coteminas que em outros anos foram demitidos e a entidade laboral simplesmente deu as costas. Não é para isso que esta diretoria vip com polpudos salários foi eleita. O Sintrafite deve apoio e explicação a estes trabalhadores assim como para a Imprensa que foi incansável na cobertura do que julgo um arremedo de greve diante dos prejuízos colhidos, do real número de envolvidos e envolvimento de setores sem qualquer identidade com os trabalhadores têxteis.

Anônimo disse...

Hoje, em uma rádio, já havia propaganda da Cremer para admitir funcionários. Isso é uma vergonha!!

Anônimo disse...

Vocês sabem que existe uma combinação com os Sindicatos Patronais, Associações, Acib e todos enfim de ...pasmem...Não contratar um funcionário que tenha pedido demissão e ou não dar chance para os que eles consideram possa ser ruim. NAZISTAS de plantão e ou aprendiz de ímbecis?

Anônimo disse...

bem feito, mereceram.

Anônimo disse...

Puxa... o anonimo dizendo bem "feito mereceram". Se vc for empregado, quero ver o dia que te demitirem! Se fores empresário, quero ver o dia que teu negócio for a falência.
Quanto a demissões, é lamentável que ninguém faça nada, demissão tão rápida e volumosa, está na cara que foi retaliação à greve. Cadê o ministério público, o ministério do trabalho pra reestabelecer a ordem, isso é terroristo o que essas empresas estão fazendo.

Anônimo disse...

Teclei errado, onde está escrito terroristo é terrorismo.

Anônimo disse...

ôpa, tem esquerdista nacional-socialista (nazista) teclando por aqui. Vai estudar, petista ignorante, ou procurar outro blog para enxovalhar. Deixem esse aqui para quem sabe ler e escrever.

Anônimo disse...

só espero que o sindicato dos trabalhadores, representado pela "respeitadíssima" senhora bertoldi faça pressão nas empresas para que as demissões não ocorram.

Se ela fosse no mínimo competente no que faz, ao fechar o acordo da greve com o sindicato patronal, poderia ter criado um acordo de estabilidade para os que participaram da greve...

mas como isso não aconteceu, coloca em cheque o que sempre defendi aqui: a greve não tinha nda a ver com os trabalhadores, com certeza tinha algo a mais no fundo desse poço, e continuo sentindo PENA dos que acreditaram no sentimento nobre e aderiram a greve, pois agora estão sem proteção do sindicato ...

Anônimo disse...

complementando: convido você alexandre ma posição de jornalista fazer uma entrevista com essa mulher, e perguntar se ela~não preveu que isso iria ocorrer, e se em algum momento ela pensou na estabilidade dos trabalhadores ... gostaria de saber quais as atitudes que essa mulher tomou ...

Zoltan Bergmann disse...

Não estão contentes com o salário? Procurem um emprego que pague melhor; simples.

Anônimo disse...

Esta diretoria do Sintrafite e realmente ridicula, depois de fazer greve em um momento completamente inoportuno e sem forca precisou trazer membros do MST, agora quero ver garantir trabalho a todos demitidos. Na hora de reajustar seu proprio salario da diretoria e facil... agora ajudem os trabalhadores.

Anônimo disse...

é isso aí artilheiro, gol de placa!!!

Anônimo disse...

gente...é só escutar as rádios... O Sintrafite pronunciou que foi acordado com a superintendência do trabalho a não demissão dos trabalhadores. Tanto que a única empresa a descumprir o acordo foi a Cremer, que já vai responder judicialmente pela ação.
Todos os trabalhadores demitidos já se reuniram no sindicato - tanto Alexandre que a sua emissora estava hoje lá na manifestação dos trabalhadores e registrou que a presidente do Sindicato estava na frente da Cremer representando a categoria. Penso Alexandre que vc deveria cobrar do presidente da Cremer uma posição e não daqueles que sempre estiveram com os trabalhadores.

Anônimo disse...

Mania de malhar Petista! E os democratas? Nào voto tem duas eleiçoes, mas quero escrever o que ouvi do embaixador da China numa entrevista na BAND. Pergunta de um da mesa que sempre torceu pro DEM(PFL não esqueçam). O Sr. não echa que a China está se infiltarndo em muitos países no mundo? foi mais ou menos assim. Ele responde: Nós estamos fazendo comercio e nào agredindo culturas, pois precisamos vender e nosso povo tambem mererce comer uma carne de frango. Entào, pela respota do cara, nota-se que o mundo está dando uma guinada, os senhores feudais e ou os que se acham superiores, precisam olhar para seu umbigo e não achar que todo mundo que pensa é do PT, eu falo tudo o que falo e não sou PT, apenas conheço a estoria do país e sei que se os trabalhadores não se unirem, em pouco tempo vão somente assoviar enquanto os donos da colôinia desfrutam do bom e do melhor. Respeitar opiniões é assim, ter visão e não achar que todo mundo é de esquerda ou direita, que para mim nenhuma via desta engana mais. Abram o olho pois quem quebrou o país anda por ai de mocinho.

Anônimo disse...

so quero fazer um comentario: quem quizer melhor salario, justifique esse maior salario. Pessoal, vivemos em uma democracia que podemos e devemos ganhar o quanto merecemos. Sobre a greve do Sintrafite, foi mais uma derrota, sou filiado porem sei que eles so estavam mesmo atras do fundo de greve nacional ($$) para pagar seus proprios salarios altissimos. Sinto raiva

Anônimo disse...

so quero fazer um comentario: quem quizer melhor salario, justifique esse maior salario. Pessoal, vivemos em uma democracia que podemos e devemos ganhar o quanto merecemos. Sobre a greve do Sintrafite, foi mais uma derrota, sou filiado porem sei que eles so estavam mesmo atras do fundo de greve nacional ($$) para pagar seus proprios salarios altissimos. Sinto raiva

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Quem quer ganhar mais, trabalhe, e não fique parado na frente da empresa fazendo arruaça.

Anônimo disse...

Essa conversa de mais trabalho mais salário não combina!
Sempre houve essa conversa ai quando chega a hora de negociar vem a classe empresarial e só quer cobrir a inflação, precisa sim cruzar os braços quando o patronal não ser justo!

Anônimo disse...

Ao anonimo que escreveu:
ôpa, tem esquerdista nacional-socialista (nazista) teclando por aqui. Vai estudar, petista ignorante, ou procurar outro blog para enxovalhar. Deixem esse aqui para quem sabe ler e escrever.

Em primeiro lugar não sou esquerdista naciona-socialista, nem nazista muito menos petista.
Em segundo lugar não sou ignorante pois não ofendi ninguém, apenas pedi para fazer uma reflexão, ponha-se no lugar das pessoas que estão sendo demitidas, greve por enquanto é um direito e não uma infração.
Em terceiro lugar, eu errei sim na digitação, quem não erra?

Mas já que você fez questão de me ofender, e isso sim demonstra ignorância, então a minha resposta é que eu continuarei escrevendo neste bloq por mais que um ignorante como você não respeite aos demais.

Da próxima vez, tenta responder sem ofender tá?

Anônimo disse...

a Vivian é muito fraca precisou de gente de fora para ajudar a promover a greve

Anônimo disse...

tem muita gente defendendo a tal bertoldi ...


mas o que NINGUÉM questiona é um tal de 165 mil reais ... de um certo fundo... porque ningu´m menciona isso ? será que o real motivo da greve realmente foi o ridículo 0,15% ... e porque "baixaram" a guarda e aceitaram esse "grande" aumento ?

Anônimo disse...

Alexandre, como as demissões foram talvez imorais, mas legais, o Sintrafite não pode manchetar jornais anunciando que vai interpor um recurso internacional. Imagine, pobres ex trabalhadores da Cremer se a sobrevivência depender de uma posição da OIT. Olha, que estratégia torta destes "líderes" sindicais... E ainda vem com a conversa fiada de que tem alguma eficácia a denúncia junto ao Ministério Público... Com a palavra, a dona Vivian, que ao promover a " grande" greve com resultados tão fantásticos de reajuste, vai engavetar o caso, a exemplo de outras demissões que ocorreram em anos anteriores na Coteminas, por exemplo, por ocasião do sistema de rodízio. Gostaria de saber se a Imprensa vai colar neste sindicalistas de araque para cobrar emprego a estes trabalhadores traídos tanto pelo patrão quanto por seus representantes. Não esmoreça, Alexandre. O Sintrafite soube usar bastante a mídia com seus figurantes trazidos às levas para engrossar o volume de "trabalhadores" nas manifestações. Acredito que isso terá um preço.