segunda-feira, novembro 17, 2008

POLÍTICA

FRUSTRAÇÃO
Uma pessoa próxima de lideranças locais do PMDB de Blumenau fez uma importante leitura da futura secretaria de Articulação Política e Governo, que será criada por JPK para homenagear e reconhecer a lealdade do atual vice-prefeito, Édson Brunsfeld (PP). A avaliação da minha fonte é que essa deveria ser a tarefa do vice-prefeito eleito, Rufinus Seibt (PMDB), o único trunfo do partido após os resultados das urnas.

BALA NA AGULHA
Esperto, Brunsfeld aproveitou o período como prefeito em exercício para alardear a criação da nova secretaria para ele e assim demarcou seu espaço e do seu partido, o PP, que abriu mão da vice em favor do PMDB, mas saiu fortalecido do processo eleitoral, elegendo dois vereadores.

SAINDO ATRÁS
Além de tomar uma rasteira do PSDB na proporcionalidade das coligações para vereadores (elegeu apenas um contra quatro dos tucanos), o PMDB tenta não perder espaço para outros, mas certamente ficará atrás do DEM, PP e PSDB na composição do novo secretariado.

CORRENDO ATRÁS
Como escrevi acima, o trunfo do partido é Rufinus Seibt e o que a ida dele para chapa majoritária representou de bom para JPK e de ruim para a legenda do PMDB. A decisão de ser vice na coligação Faz Blumenau Mais Forte enfraqueceu a nominata do partido, mas garantiu o projeto de reeleição do prefeito. Essa é a aposta para ocupar espaços. Sem esquecer a força do governador, que batalhou e avalizou a parceria em Blumenau.

QUEM DECIDE?
Os atuais secretários – Neusa Felizetti (Habitação e Regularização Fundiária), Ivo Hadlich(Fundação Cultural) e Rudolf Clebsch (Seterb) não são os mais “queridos” na cúpula do PMDB local. O que não quer dizer que não sejam os da preferência do prefeito eleito. Ele não me disse isso, mas sem dúvidas Rudolf e Neusa foram cabos-eleitorais de primeira na campanha de JPK. Resta saber o que pesará mais. A indicação da cúpula local ou à vontade de João Paulo Kleinübing?

3 comentários:

Anônimo disse...

Nooossa.. em que mãos estamos! Um é secretário que não concede acordo aos motoristas e cobradores de ônibus e a população fica sem transporte. Convenhamos, se o trasporte público fosse totalmente gratuito, haveria motivo para deixar o pessoal fazer greve à vontade, agora, PAGANDO 2.05 para ter "direito" de ir e vir nesta cidade, é VERGONHOSO! Nem vou falar da Neusa, porque a coitada foi a única lúcida no momento mais triste dos ultimos 60 dias. Pelo menos mostrou vontade. O Edson Brunsfeld tava mais perdido que cego em tiroteio... aliás gostaria de saber quanto vai sair a conta de celulares da Prefeitura deste mês, porque o que deve ter de chamadas internacionais não tá no gibi. Agora o Pequeno Principe volta e sem ver direito as coisas fala em 5 milhões os prejuízos com as chuvas. TÁ! Vai dar casas pras pessoas desalojadas, ou não? Ou os 5 milhões servirão de cortina de fumaça para tapar o rombo de 35 milhões da Prefeitura? FICA A PERGUNTA. Aguardando a resposta dos AMESTRADOS DE PLANTÃO, despeço-me.

Anônimo disse...

O PMDB não aceita a idéia de novas lideranças, vai insistir com o bonachão no Paulo França para Dep Estadual ou seja, perde denovo. O partido é tão insignificante que nem mesmo nome para Dep Federal tem. Qto ao tocador de bandoniõn esse é outra piada, todos sabemos que será um outro Mafra, zero, assim como o PMDB local.
Pelo que sei Ivan Naatz foi convidado pelo Governador para ir para o PMDB (quem me disse foi o Regis da CELESC)mas enfrenta resistencia interna, local, pois os mesmo de sempre prefrem perder com o Paulo França do que eleger alguém com identidade e, fazer ai a nova liderança do PMDB. Uma pena.

Anônimo disse...

É verdade... O Ivo que teve "teta" no Governo do Décio (também na cultura) e tem hj no JPK, ficou bem neutro, dizem até que chegou a ligar para a Ana Paula prestando apoio ao marido.