quarta-feira, dezembro 03, 2008

ATUALIZAÇÃO

NÚMEROS
A secretaria de Comunicação da Prefeitura atualiza os dados da operação Esperança, que são esses:

População atingida : 103 mil pessoas
População desabrigada : 25 mil pessoas
Número de abrigos públicos : 50
Pessoas alojadas nos abrigos públicos :4.4 mil pessoas
Vítimas fatais :24 (3 afogamentos e 21 soterramentos)
Energia Elétrica :99% restabelecido
Abastecimento de Água: 90% normalizando
Pessoas envolvidas na Operação Esperança :5.389 (3.889 pertencentes a 19 instituições + 1.500 voluntários)
Pessoas removidas e resgatadas Via aérea: 570 pessoas
Pessoas removidas e resgatadas por terra: 4.500 pessoas.
Suprimentos distribuídos via aérea:23,2 toneladas
Operações Aéreas:212

3 comentários:

Cláudia Amaral disse...

Prezado Alexandre,
são muito interessantes os números que vc apresenta. Mas são números e a esta altura, não sei se é a informação mais relevante a ser divulgada. Tento me explicar.
Desde o início desta tragédia uma amiga aqui de Curitiba vem tentando localizar um sobrinho, que mora (ou morava...)em Blumenau com a mulher e a filhinha na Vila Esperança (parece até ironia). Tentei localizar pela Internet uma lista de nomes dos desaparecidos onde pudéssemos incluir os nomes deles para tentar obter alguma notícia. Não consegui até agora encontrar nenhuma! Números sim; nomes não...
Outra coisa: sempre me preocupa quando a gente começa a ver grandes números de doações - e vc já manifestou a sua preocupação também: quem vai fiscalizar o uso desses recursos arrecadados? Alguém vai prestar contas do uso desses recursos? Fico pensando no que todos vamos sentir quando as - até agora inevitáveis - notícias de corrupção começarem a pipocar na mídia.
Mais uma coisa sobre números: em geral, são ótimos para causar impacto,mas resistem muito pouco a análises um pouco mais profundas.
Concluo perguntando se vc tem alguma dica de como fazer para obter notícias de uma pessoa desaparecida.
Muito obrigada,
Cláudia

Anônimo disse...

Informação para Claudia Amaral! Desculpe a clareza e a objetividade. Você só terá a informação se buscar na verdade nas pessoas certas, nos vizinhos e nos desabrigados. Os Senhores que detém o poder de dar e receber, não se preocupam com o Soldado Ryan.

Cláudia Amaral disse...

Bem, já teríamos feito isso se tivéssemos contato com alguém... A família do rapaz, que se chama José Gilmar Machado, está toda no Paraná e não tem telefones de amigos ou vizinhos. E nem condiçÕes de viajar até Blumenau para procurá-lo.